Notícias SCM
Evento: FÓRUM SOCIAL JPIC SCM
Data: 12 a 16 de setembro de 2016
Colaboração de Nilmara Santos (EJ-AV)
O Fórum Social JPIC – BH aconteceu entre os dias 12 e 16 de setembro de 2016. A proposta movimentou toda a Unidade Educativa, nos três turnos, e sensibilizou os envolvidos a refletir na perspectiva de Gailhac “ A árvore será o que receber de suas raízes” tendo como ferramentas para discussão os 17 OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ONU).
Pela manhã, do 6° ano até a 3ª Serie do Ensino Médio, os alunos se envolveram numa metodologia de trabalho sob a referência dos fóruns da “Mini ONU”, organizando-se em GT’S coordenados por colegas de turmas e com a presença mediadora de professores. Nesta VIII Edição do Fórum Social, todos os alunos inscritos no GT de sua preferência colaboraram de forma significativa, debatendo as temáticas e fomentando propostas a serem incluídas nos Documentos de Posição Oficial (DPO), que serão endereçados à ONU, através de nossa Irmã Verônica Brand, membro representante da ONG RSCM na ONU.
Na parte da tarde, as crianças do maternal até o 5° ano apresentaram de forma simples e significativa o que é ser construtor de Justiça, Paz e Integridade da Criação, na prática diária. Foram pensadas tardes de convivência, celebrações, mostra de vídeos e rodas de conversa, momentos riquíssimos para a compreensão e o aprendizado de forma integral.
O Grupo Noturno também discutiu JPIC, escolhendo como temática entre os 17 Objetivos o décimo, que se traduz em “reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles”. Os alunos partilharam experiências de vida que evidenciam claramente a importância de ser este um objetivo a ser alcançado. Foi evidente nas falas destes alunos o quanto a desigualdade afeta as muitas situações existenciais.
Todo este movimento nos educou a pensar em ações mais pontuais e concretas, garantindo o que afirma o cantor e compositor Beto Guedes no trecho de sua música Sal da terra:
“Vamos precisar de todo mundo,
Um mais um é sempre mais que dois.
Pra melhor juntar as nossas forças,
É só repartir melhor o pão,
Recriar o paraíso agora,
Para merecer quem vem depois.”