Pular para o conteúdo

Fala de Ir. ROSINHA no VIII Forum Social JPIC/BH

I- Falas inspiradoras:

a) Ontem, na Cerimônia de abertura, a aluna Marina Rohlfs Naves – Presidente deste nosso VIII Fórum Social JPIC SCM afirmava:
O VIII Fórum Social JPIC SCM não só propõe a reflexão, como também abre portas para as novas ideias, ações e reflexões revolucionárias dos jovens. Vamos, juntos, fazer do mundo um lugar cada vez melhor.

b) E o que nos disse o aluno Gabriel Sifuentes Rocha – Vice-Presidente deste Fórum? Colocaremos em debate os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela ONU para transformar o mundo até 2030, visando criar um modelo global para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e proteger o meio ambiente.

II- Outras falas que nos inspiram:

a) O Papa João Paulo II, quando da sua vinda ao Brasil, aqui em Belo Horizonte dirigiu-se de um modo muito especial à juventude, reunida à sua frente no alto da cidade, ao pé da nossa bonita Serra do Curral. E o Papa assim se expressou: “Jovens, vocês são o BELO HORIZONTE!”
– E nós podemos nos perguntar: Para que serve o horizonte?
 O horizonte serve para nos fazer caminhar! Esta é a sua missão, queridos Jovens, também aqui neste nosso Forum JPIC!

b) Para o querido Papa Francisco: – “A Juventude é a janela pela qual o futuro entra no mundo!” Que a prática desses dias de Forum encontre em cada participante esta disposição de ABERTURA! Nas suas discussões, em todos os grupos temáticos, seja esta ABERTURA a postura de todos e todas nós, aprendendo uns com os outros, na alegria da complementariedade e da descoberta feita em mutirão!

c) Pe. João Gailhac, nosso guia e inspiração, nos revela com toda a lealdade de quem caminhou à nossa frente no tempo: – “Jovens, na vida é necessário fazer escolhas!”
Que este Forum JPIC nos ensine, de forma concreta, que “escolher é perder”! Por isso, as nossas escolhas precisam valer aquilo que perdemos!
Por causa do TESOURO ENCONTRADO, ESCOLHIDO, deixemos de lado as outras possibilidades… firmando com coragem as nossas ESCOLHAS AMADURECIDAS.

d) O nosso querido Diretor Francisco: na noite de ontem, colocou diante dos nossos olhos o grande panorama mundial, que clama pelo nosso empenho e determinação de fazer acontecer, até o ano 2030, os grandes Objetivos deste Milênio – PARA QUE TODOS TENHAM VIDA, E VIDA PLENA!

e) Ir.Verônica Brand – nossa representante na ONU, partilha conosco o pronunciamento que fez este mês, naquela Assembléia Internacional, em nome de todos e todas nós, Família do Sagrado Coração de Maria:
DIZ-NOS A VERÔNIA:

A Agenda 2030 tem gerado uma visão inspiradora e planos desafiadores de ação, que nos desafiam e comprometem.
O compromisso de “não deixar ninguém para trás” permanecerá apenas em palavras, a menos que prioridade seja dada para colocar os últimos em primeiro. Isto significa prestar toda atenção em “quem conta” e “quem é contado”.

Nossa experiência de trabalho com as comunidades marginalizadas é que muitas delas permanecem não contadas. Estas incluem:

a) Crianças pobres, cujo nascimento nunca foi registrado;
b) Viúvas cuidando de seus netos órfãos, portadores de HIV;
c) Menores abandonados fugindo de situações de conflito, violência e pobreza.

E ainda nos lembra a Ir.Verônica:

– Muitos desses “últimos dos últimos” são invisíveis nas estatísticas nacionais e fora do visor do radar de grande número de programas de desenvolvimento e projetos. Sua invisibilidade os torna vulneráveis à exploração e ao tráfico.
Nós lhes pedimos escutar as vozes que vêm de baixo …

Portanto, queridos jovens, mãos á obra! Que Deus nos abençoe! E que o Pe. Gailhac nos inspire e acompanhe!

Ir. Rosa de Lima Pereira,RSCM
Membro da EJ-AV