Sabemos que a maior parte do planeta Terra é formada por água. Cerca de 70% da superfície do planeta, porém menos de 1%, da quantidade total deste recurso, é própria para o consumo. A quantidade de água potável vem diminuindo ao longo dos anos, pois o mau uso, contaminações e desperdícios tornam-na menos disponível. Assim, entender a importância da água para manter a vida de diversas espécies, inclusive a do ser humano, faz-se vital para atenuar os efeitos decorrentes das crises hídricas que estão por vir.
Durante a semana do Dia Mundial da Água diversas turmas da Rede Sagrado Coração de Maria Brasília realizaram diferentes atividades com o tema. Após conversas, oração e exibição dos fatos em sala de aula, as turmas do 2ºs anos realizaram atividade de conscientização do uso da água. Os estudantes confeccionaram figuras que representavam nuvens, nas quais continham frases com dicas para reduzir o desperdício da água. Após a realização da atividade, as nuvens foram expostas no corredor em frente às salas de aula. Na mesma linha de conscientização, ao não desperdício de água, as turmas dos 1ºs e 3ºs anos confeccionaram gotas de água com frases que indicam melhores formas para evitar a perda deste recurso.
Já a turma do maternal II da professora Mª Catarina contaram com o auxílio do professor Igor do Laboratório de Ciências para realizar a atividade em homenagem ao dia da água. A atividade possuía o objetivo de sensibilizar as crianças acerca de duas formas que podemos encontrar a água: sólido (gelo) e líquido. Juntando cores às formas, as crianças manusearam os elementos ao mesmo tempo que geraram arte no papel. Diante do experimento sensorial os alunos perceberam a fluidez da água e sua rigidez enquanto gelo.
Encerramos nossa semana de conscientização da água, com esta oração escrita pela professora do 2º ano e rezada com nossos alunos, e esperamos com isso, aumentar o cuidado com nosso planeta.
Bendito seja, ó Deus criador, pela água,
fonte de vida para a terra e para todos os seres que a povoam.
Bendito seja, pelos rios, mares e pela benção das chuvas.
Perdoai-nos, Senhor, pela contaminação das águas e pelo desperdício.
Dai-nos, Pai, um coração fraterno e solidário para usarmos a água com sabedoria. Amém.