A preocupação com o próximo deve estar presente na formação de uma criança, para que, dessa forma, a mesma exerça durante a sua vida valores fundamentais, como a solidariedade, a proatividade e a resiliência.
O Grupo Missão Jovem busca fazer com que esses valores aprendidos e vivenciados no Centro Social Achilles Diniz Couto ultrapassem os muros da Instituição.
Sendo assim, o grupo formado por adolescentes, educadoras e ex-educandos realiza há dois anos um trabalho de resgate e valorização com os idosos da comunidade. Um trabalho voluntário de amor e solidariedade com o próximo, que ocupa tempo, mas que principalmente transforma nossos jovens em pessoas humanamente melhores.
Nesse ano, dentre os trabalhos realizados, um merece destaque, “Eu ainda quero…”, baseado em campanhas internacionais e nacionais, o grupo resolveu escutar o que os idosos “adotados” ainda querem na vida que os deixaria mais felizes. O resultado não poderia ser diferente, o encantamento com a simplicidade dos nossos idosos ao fazerem seus pedidos e a alegria nos olhos ao realizarem seus desejos.
Trabalhos como esse é o exemplo de que os idosos são muito importante para nós e para a sociedade. Por isso, devemos fazer com que o carinho e o respeito que eles merecem seja uma tarefa diária de cada um de nós. Afinal, com toda a sabedoria e “bagagem” de experiência, eles nos ensinam lições de vida e já cuidaram da gente. Agora é o momento de retribuir o amor e tudo que aprendemos com eles.
Colaboração de Ana Paula de Sá e de Beatriz Aparecida Pereira de Freitas – Coordenadoras do Grupo Missão Jovem.