O educador preparou o ambiente para a atividade, colocou no centro da roda uma toalha estendida e sobre a mesma um cartaz com foto de ajuda mútua, vela acesa e uma imagem de Jesus. Iniciou a atividade lançando para os participantes a seguinte pergunta: o que significa para você amar ao próximo em defesa da vida?
Conforme os relatos dos participantes inseriu a pergunta: o que seria esse “amar ao próximo”?
A seguir, realizou a leitura “O poder de Deus” da cartilha “Evangelizando através de Histórias”, do Pe. Odair Ângelo Agostin.
Após a reflexão sobre a leitura acima, realizou a dinâmica: Como posso te ajudar? – momento este em que cada criança e adolescente recebeu um par de mãos e nelas escreveu uma forma (atitude) que podem ter para ajudar ao próximo. Cada participante realizou a leitura sobre o que escreveu e vai anexar esse material no painel para exposição.
Para finalizar, o educador dividiu a turma em dois grupos e eles foram desafiados a construírem duas peças teatrais sobre a leitura do dia “O poder de Deus”, que serão apresentadas na abertura das atividades do dia seguinte.
Devemos destacar que foi uma atividade muito participativa e que conseguimos contemplar os objetivos almejados que foram:
– Estimular as crianças e adolescentes a terem amor e respeito com o próximo;
– Identificar e reconhecer o amor como base para uma vida feliz;
– Reconhecer que amar ao próximo é amar a si mesmo;
– Ressaltar a importância do amor na sociedade, na família e em toda parte;
– Vivenciar o tema através de dinâmicas e brincadeiras.
Colaboração de Ozias Fonseca (Coordenadora)