Tem criança na cozinha
Por meio da caixinha de sugestões, as crianças e adolescentes conquistaram para o ano de 2017 a oficina “Tem criança na cozinha”. Esta atividade era realizada durante a colônia de férias.
A oficina é desenvolvida pela educadora Solange de Souza Teixeira, com o apoio das educadoras Elaine Guilhermina Santos e Cássia Seara Gonçalves. Para a realização da oficina, a educadora dividiu três momentos: escolha das crianças e adolescentes, seleção das datas para serem feitas e a degustação. A oficina objetiva promover, além de um momento de descontração e socialização, proporcionar momentos divertidos, que promovam a aprendizagem de matemática e português de forma lúdica (medidas, quantidade, raciocínio lógico e numérico), segurança alimentar e da higiene no manuseio e preparo dos alimentos.
Colaboração de Solange Teixeira e Cássia Seara e Elaine Guilhermina (Educadoras sociais)
Biomas Brasileiros da Região Norte – Floresta Amazônica
No dia 31 de março de 2017 aconteceu no Projeto Vida Padre Gailhac a Celebração dos Sim’s que teve como tema os biomas presentes na região Norte. Foram realizadas oficinas temáticas sobre o Bioma, utilizando-se de brincadeiras, as danças e ritmos, cartazes e artesanato.
Como gesto concreto, foi entregue a cada participante um colar que será composto por cinco regiões brasileiras. Nesta celebração, foi entregue a região Norte para todas as crianças e adolescentes que obtiveram aproveitamento de 100 %, sensibilizando para o compromisso de cultivar e cuida da nossa “Casa Comum”.
As crianças e adolescentes que não obtiveram o aproveitamento de 100% serão acompanhadas e motivadas a superarem os limites.
Observação: Avaliação dos Sim’s é um instrumental de avaliação utilizado pela instituição a cada dois meses. A cada Avaliação, a criança/adolescente que alcança 100% recebe uma parte do mapa (que contempla o bioma). O objetivo é montar o mapa do Brasil com as cinco regiões.
Colaboração de Cássia Seara Gonçalves (Educadoras social) e Simone de Fátima Afonso Pinto (Coordenadora)
Dia Internacional do Livro – “Lutando juntos por um mundo mais igualitário”
Em comemoração ao Dia Internacional do Livro foi realizado no espaço do Projeto Vida-BH, atividades ressaltando a importância do livro e da leitura. Foram realizadas diversas atividades com as crianças e adolescentes, abordando o tema: Livros que viraram filmes, oficinas de jogos, oficina de confecção de marcadores de páginas, produção de música de capoeira sobre o livro e sua importância, pintura de rosto e deboches com personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, teatro com o tema “A importância da Leitura” e contagem de história a “Pílula falante” do escritor Monteiro Lobato.
Colaboração de Solange Teixeira (Educadora social)
Roda de conversa – Parada cidadã contra Reforma da Previdência
Aconteceu no dia 15 de março, no Projeto Vida Padre Gailhac, um momento de conversa com as crianças e adolescentes sobre a Reforma da Previdência. A roda de conversa estimulou e provocou a reflexão sobre as mudanças que poderão ocorrer, caso seja aprovada a reforma e como poderá afetar o direito já conquistado ao longo dos anos e garantido pela Constituição Brasileira. As crianças e adolescentes, por meio da exposição de ideias, puderam compreender mais sobre a importância de lutar pela garantia dos direitos e se posicionarem de forma crítica, ética e participativa e diante das questões sociais. #TodosContraaReformadaPrevidência.
Colaboração de Nilmara Santos e Educadores do Projeto Vida
Reunião de Pais Responsáveis
No dia 16 de março foi realizada a primeira reunião de Pais/Responsáveis. A reunião teve como objetivo apresentar a Instituição: sua origem, Missão, Visão e Valores. Foi apresentado aos Pais o Trio Gestor do Colégio Sagrado Coração de Maria-BH (foto), a equipe de colaboradores, o Tema Anual, as atividades que serão realizadas e culminâncias das oficinas que acontecerão durante o ano de 2017.
A reunião contou com a presença e participação das Irmãs do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria: Irmã Maria de Lourdes Machado e Irmã Terezinha Cecchin, que contribuíram partilhando sobre a história do Instituto, seu fundador e a importância do trabalho para o Instituto. Foi ressaltada durante a reunião a importância da parceria entre os pais, Projeto Vida-BH e equipamentos do território.
Contamos com a participação de 70% dos responsáveis neste momento. O restante encaminhou representante ou justificou ausência.
Colaboração da Equipe do Projeto Vida de Belo Horizonte/MG
Celebração dos Sim’s – Bioma Caatinga
No dia 19 de junho, segunda-feira, foi realizada no Projeto Vida-BH a segunda Celebração dos SIM’S, dando continuidade à reflexão sobre os biomas. Este momento foi abrilhantado pelo tema Caatinga.
Neste dia a metodologia de trabalho na instituição foi diferenciada, ou seja, cada oficina, na sua especificidade, trabalhou o bioma ampliando assim o universo informacional, artístico e cultural dos envolvidos. O resultado das oficinas foi partilhado e apresentado durante a celebração, através de cartazes, artesanatos, brincadeiras regionais e sobre as biografias dos cantores Dominguinhos e Luiz Gonzaga, convidando-nos a pensar nossas ações. Participaram conosco as irmãs, Maria de Lourdes Machado e Elizabeth.
Observação: A avaliação dos Sim’s é um instrumental de avaliação, utilizado pela instituição a cada dois meses. A cada avalição a criança/adolescente, que alcança 100%, recebe uma parte do mapa (que contempla o bioma). O objetivo é montar o mapa do Brasil com as cinco regiões.
Colaboração de Solange Teixeira de Souza e Leonardo Willer da Silva Carvalho
Oficinas de Jiu-Jitsu
No dia 30 de junho, após o empenho da Comissão de responsáveis do Projeto Vida-BH, apoiada pelo educador Leonardo – para aquisição dos tatames e quimonos – iniciou-se a oficina de “jiu-jitsu”. Com muita alegria e expectativa em torno deste projeto tão sonhado, a oficina tem o propósito de difundir a prática do jiu-jitsu, proporcionando ao praticante uma complexa e diversificada movimentação corporal e sociopsicomotoras, além de estimular a disciplina, o limite, o respeito, a socialização, a igualdade entre sujeitos, ampliar o universo informacional, desenvolver o espírito de equipe, a autoestima, a inclusão social, a cidadania, o respeito aos princípios da hierarquia na arte marcial, às diferenças, aos limites de cada atleta, o respeito mútuo e a educação para a cidadania.
Colaboração Leonardo Willer Silva de Carvalho (colaborador do Projeto)
Festa dos Aniversariantes 1º semestre
No dia 23 de junho aconteceu no Projeto Vida-BH a festa dos aniversariantes do 1° semestre. A organização e produção do evento foram realizadas pela Comissão formada por crianças e adolescentes, sendo eles dois representantes de cada turma. Com a colaboração das educadoras, Elaine Guilhermina da Silva e Cássia Seara Gonçalves, as crianças e adolescentes trabalharam na produção e montagem da festa que foi um sucesso. Foi uma noite de muita diversão, música animada, comidas gostosas, além de um delicioso bolo feito pelas mães na oficina do CRIART. O tema escolhido foi Tumblr, que é um estilo esportivo, despojado, confortável e urbano de se vestir. A decoração estava relacionada aos cuidados com o meio ambiente sendo utilizando partes da letra da musica “Cure o mundo” (Michael Jackson) que é o tema do Projeto Vida deste ano.
Colaboração de Cássia Seara Gonçalves, Solange Teixeira e Elaine Guilhermina da Silva – Educadoras sociais
Oficina CRIART – Relato das Mães sobre a oficina CRIART
Depoimento 1
Belo Horizonte, 22 de junho de 2017
Como estão? Meu nome é Valéria Aparecida dos Reis Scofield, tenho 34 anos, sou mãe de 3 filhos que participam no Projeto Vida Padre Gailhac. O que dizer deste Projeto? O nome já diz por si, VIDA. Um lugar maravilhoso, com pessoas extremamente responsáveis, organizadas e corretas. Um lugar de confiança, acima de tudo, profissionais mas também humanos trabalham. Projeto Vida, lugar onde não se cobra nada, pois as crianças e adolescentes são bem cuidados com ótima alimentação, desde o café até o jantar, além de terem oficinas diversificadas e bem organizadas e as mulheres/mães da comunidade podem participar de cursos no CRIART, lugar onde ensinam a pessoa ser empreendedora, trabalhar em sua casa. Além dos cursos oferecidos conversamos, rimos, contamos nossas histórias e o mais interessante é que somos um grupo bem diversificado com diferentes idades de 18, 24, 30 e 40 anos. Não importa, somos todas iguais e meus filhos amam estar no Projeto Vida. Devo ao Projeto o que o meu filho mais velho é hoje e os que hoje frequentam e gostam muito de participar de tudo, e o Projeto Vida para mim é tudo. E porque acho-me capaz de dizer isso? Porque vejo em mim e em meus filhos a diferença que o Projeto Vida pode causar.
Obrigada a todos, por tudo!
Valéria Scofield, mãe de Raissa, Ragnner e Huggery
Depoimento 2
Meu nome é Vanessa, sou mãe da Alanys Staicy que está no Projeto Vida há dois anos, e como está fazendo bem para minha filha participar das atividades, o convívio com outras crianças e o respeito que eles aprendem a ter com os outros. Ela era muito tímida em pouco tempo ela já estava participando do teatro, dança, artesanato, capoeira e muitas outras atividades. Como não falar do carinho que os educadores têm com as crianças, a atenção, o interesse em ensinar e escutar as crianças. Eu também participo no Projeto do CRIART o encontro que temos todas as terças-feiras entre pais e moradores que queiram participar de um momento de aprender, ensinar artesanato, culinária, está me ajudando muito este convívio.
Faço parte da comissão de pais que ajudam na organização de eventos, atividades e ideias para o melhor convívio de todos. Como não elogiar a todos e agradecer por ter o Projeto Vida Padre Gailhac nas nossas vidas?.
Vanessa dos Reis Scofield
Colaboração de Simone de Fátima A. Pinto – Coordenadora do Projeto
Comemoração de Aniversários maio e junho
No dia 22 de junho foi realizada a comemoração de aniversário das colaboradoras Simone de Fátima A. Pinto e Amanda Stefani Alves Pereira. A equipe do Projeto Vida deseja a vocês um Feliz Aniversário.
Colaboração da Equipe do Projeto Vida Pe. Gailhac