Celebração do aniversário da Irmã Maria de Aquino: “A luta e a coragem de Irmã Maria de Aquino”
As educadoras sociais realizaram uma roda de conversa com as crianças e os adolescentes para celebrarem juntos os 148 anos de nascimento da Religiosa Irmã Maria de Aquino e toda a sua trajetória. Iniciaram o momento falando da coragem em deixar uma vida estável para ouvir o chamado de Deus e seguir sua vocação. Ela enfrentou fome, passou por necessidades e, muitas vezes, abriu mão de se alimentar para que outras Religiosas, que pereciam de mais cuidados e atenção, pudessem ter alimentos.
A luta para se estabelecer, nos momentos em que tudo parecia perdido, foi sustentado por sua fé e zelo. Por meio desses valores e de muita persistência venceu os obstáculos.
A atividade oportunizou as crianças e os adolescentes, inseridos recentemente no Projeto Vida, conhecerem a história de vida da Irmã Maria de Aquino, resultando assim em uma maior valorização da Casa que os acolhe o “Projeto Vida Irmã Maria de Aquino”. Já os mais antigos no Projeto, puderam relembrar e se expressarem ativamente, contando para os demais seus saberes e conhecimentos sobre a Emilinha, Mãe pequena e nossa Irmã Maria de Aquino.
Feira JPIC
Aconteceu no Colégio Sagrado Coração de Maria, de Ubá/MG, a 2ª feira JPIC, idealizada e organizada pelo coordenador do SOR – Evandro – e os participantes do grupo FORMIGA. As crianças e os adolescentes que frequentam o Projeto Vida Irmã Maria de Aquino e outras instituições do município, que atendem crianças e adolescentes, foram o público alvo do evento.
Na chegada, as crianças e os adolescentes foram acolhidos e orientados pelos organizadores, receberam as JPITECAS (dinheiro fictício) e uma sacola para armazenarem suas compras.
A seguir, todos foram encaminhados para a quadra do Colégio Sagrado, local em que puderam se divertir nos diversos brinquedos e realizarem as compras de brinquedos, livros, roupas e calçados, conforme seus gostos e recursos financeiros (JPITECAS).
Foi uma manhã de muita alegria, de diversão e de satisfação para crianças e adolescentes, como também, de muito aprendizado, de desenvolvimento de habilidades e de autonomia, pois, tinham que lidar com o poder de compra e o limite imposto pelo dinheiro fictício, auxiliando no processo de aprendizado e cidadania.
Durante o evento foi servido um saboroso lanche aos participantes e ao final, alguns deles foram entrevistados por alunos do Colégio Sagrado Coração de Maria, para conhecerem a satisfação dos participantes.
Encerramento do Encontro das Mulheres
Chegamos ao final dos encontros das mulheres de 2018; o momento foi conduzido pela equipe técnica e educadoras sociais. Contamos com a participação das mulheres da comunidade, da Sra. Hildalene Belline (membro da família ampliada e voluntária no Projeto Vida) e Rita de Cássia (Analista Pedagógica da Sociedade Civil Casas de Educação.)
Iniciamos o momento com uma dinâmica “Preciso de Mulheres que…”; cada participante recebeu uma frase e na medida em que realizavam a leitura, as demais participantes tentavam se identificar com o conteúdo. Durante a dinâmica, foi possível perceber que a maioria das participantes se identificavam umas com as outras em determinados sentimentos e valores.
Em seguida, aconteceu uma roda de conversa sobre os temas trabalhados ao longo do ano e as mulheres relataram se estes temas que fizeram diferença para suas vidas. Foi um momento rico e tivemos relatos significativos voltados para a autoestima e melhoria na qualidade de vida.
Questionamos as participantes sobre o interesse em dar continuidade ao grupo no próximo ano e todas responderam positivamente sobre a continuidade, alegando que se sentem bem e que consideram o grupo importante para elas.
Ao final, cada participante recebeu uma flor confeccionada durante a oficina da voluntária Hildalene e saboreamos um lanche doado pelas participantes.
Autoria dos textos – Ozias Fonseca (Coordenadora do Projeto)