O dia 10 de março foi marcado por muita alegria no Projeto Vida Irmã Maria de Aquino. Afinal, nesta data, celebramos 4 anos de fundação do projeto e inauguramos a sala de informática.
A celebração foi iniciada com a inauguração da sala de informática que recebeu o nome de “Sala de Informática Irmã Judith Caliman”, em homenagem à dedicação desta Religiosa nos projetos sociais. Agora as crianças e adolescentes poderão participar da oficina de informática, em uma sala equipada com 11 computadores em perfeito estado.
A celebração do aniversário do Projeto Vida contou com a participação de todos os educadores, cada um ressaltando a importância de estarmos celebrando 04 anos de conquistas e avanços nesta comunidade. Em seguida, todos acolheram a Palavra de Deus, conduzida pelos membros da Família Ampliada e do grupo FORMIGA.
A seguir fizemos memória da trajetória do Projeto Vida, com a participação do trio gestor do Colégio Sagrado e educadores, relatando do ano de 2012 até 2015, apontando todos os avanços conquistados. Enquanto os relatos aconteciam, um grupo de crianças acendia a vela que correspondia ao ano citado e para encerrar este momento de ação de graças, duas crianças entraram com um bolo e todos cantaram parabéns para o Projeto Vida.
O momento da celebração foi também marcado pela Campanha da Fraternidade. Celebramos a nossa casa comum, lembrando-nos dos quatro elementos da natureza: água, ar, terra e fogo.
A água simboliza a vida! Na crise hídrica em que vivemos, todos se deram conta de que a água é preciosa. Sem ela tudo vira de pernas para o ar e do quanto temos que fazer para preservá-la. A água aqui, nessa noite, simboliza nossas crianças, as crianças atendidas no Projeto Vida. Como são preciosas! Como são frágeis! Como são belas! Sem elas a vida fica comprometida, sem o sorriso delas tudo fica mais triste. Sem que elas recebam atenção, amor e cuidado, tudo vira de pernas para o ar, o mundo sai dos trilhos, a beleza se esconde. Resta apenas um deserto de afetos, uma Terra que clama para que a criança seja tratada como criança, esperança de um futuro cheio de paz. Só as crianças podem fazer essa ‘Casa Comum’ mais justa e fraterna. E elas precisam de nós, adultos.
Do ar puro também depende a vida. Bom quando sopra um vento fresco, num dia quente de verão. Bom respirar aliviado depois de um dia tenso. Melhor ainda quando uma criança, em casa, encontra um ‘clima’ bom, de harmonia e de união, e pode ‘respirar’ em paz. Sem o ‘ar’ puro da boa convivência, uma criança não encontra espaço para ser criança. Sem o ‘ar’ puro de uma família que cuida, que zela, que assume a responsabilidade de ser aconchego, uma criança se sente ‘sufocada’. Nossa ‘Casa Comum’ assiste, com tristeza, tantas crianças passando por problemas pelos quais não deveriam passar, sendo tragadas para as ‘periferias existenciais’ desse mundo. É preciso soprar tudo isso para longe das nossas crianças… O sonho da nossa equipe é que ventos bons soprem e levem nossas crianças rumo a uma vida adulta cheia de conquistas e realizações positivas.
A semente precisa da terra boa para germinar. Mas também precisa de água, de sol e de diversos pequenos cuidados até virar planta, crescer forte e frutificar. Nossos filhos e filhas encontraram no Projeto Vida Irmã Maria de Aquino uma equipe de verdadeiros semeadores e semeadoras. Mas, precisam do apoio das famílias. Juntos, Projeto e Família, plantaremos sementes de qualidade e colheremos bons e abundantes frutos, com a Graça de Deus. Esse mundo, nossa ‘Casa Comum’ necessita desses frutos, merece esses frutos. A Criação de Deus é perfeita. Nós é que a temos maculado com egoísmos e irresponsabilidades. Como lavradores, semeadores e agricultores, arregacemos as mangas e vamos ao campo: juntos nós podemos fazer mais e melhor. A Vida agradece!
O fogo é como as pessoas: pode fazer coisas boas e coisas ruins. Depende das condições em que se apresenta. O Projeto Vida tem sido, nesses quatro anos, fogo que aquece, fogo que ajuda a moldar o ferro mais duro, fogo que transforma… Aqui nessa casa encontramos calor humano, mas encontramos também disciplina e rigidez. O fogo bom tem-nos moldado. O fogo do bem tem quebrado nossas resistências, tem- nos feito mais humanos. Ao redor desse fogo temos encontrado abrigo e calor, temos nos aquecido quando, em nossas vidas, bate aquele frio de fazer gelar a alma. Nós não conhecemos Irmã Maria de Aquino, mas pelas histórias que nos contam. Ela foi uma mulher forte como esse fogo, uma mulher que se deixou moldar e se tornou modelo de seguimento de Jesus Cristo. Rezamos para que ela interceda a Deus Pai por nós para que nunca se apague em nossas vidas a chama que esse Projeto acendeu em nosso coração.
No final da celebração pedimos a todos os presentes que erguessem a mão direita sobre as crianças, pedindo que desçam sobre elas, razão de ser do Projeto Vida, todas as bênçãos de Deus, orando:
Todos – Sejam humildes e fortes. Sejam simples e perseverantes. Andem sempre no caminho do Bem. Afastem-se das más companhias. Respeitem a Natureza, amem a Paz, pratiquem a Justiça. Confiem que há um Pai no céu, cheio de Amor, olhando por todas as crianças. Escutem Sua voz, obedeçam Sua vontade, jamais se desviem do único caminho que vale a pena, o da Bondade. Amém!
Após a bênção, as crianças e adolescentes cantaram a música do aniversário do Projeto, composta por duas crianças aqui inseridas, recebendo muitos aplausos por parte dos familiares e demais participantes deste momento.
Por fim, aconteceu a partilha de um saboroso bolo e refrigerante aos presentes.
Colaboração de Ozias Fonseca – Coordenadora do Projeto