Pular para o conteúdo

Notícias do Projeto Vida Irmã Maria de Aquino

Encontro das Mulheres

Nesta data que celebra o Dia Nacional da Saúde da Mulher, aconteceu mais um encontro das mulheres. O momento foi conduzido pela Ozias que organizou um “café com prosa”, sobre a disponibilidade de cada uma de nós, mulheres, que somos mães, donas de casa, esposas, trabalhadoras, enfim, temos tantas atribuições e compromissos e precisamos ficar atentas à saúde, pois nos estressamos com as sobrecargas diárias. 

Durante o encontro foi feita uma dinâmica em que as participantes fizeram uma viagem no tempo, imaginando como estariam após 20 anos… que pessoas estariam ao seu lado e, olhando-se no espelho, como se sentiram. Foi um momento de relatos acompanhados de emoção, imaginando como estariam seus filhos e, como toda mãe, tinham sonhos de conquistas e sucesso.

Dando continuidade, elas abriram os olhos e compartilharam com o grupo como se sentiram e que essa reflexão foi muito positiva, uma vez que elas nunca tinham parado para pensar em seu futuro de uma maneira tão profunda. Após os relatos, falamos sobre a importância de administrar o tempo e como ele está sendo utilizado por nós; perguntamos às presentes: Qual a disponibilidade que têm para as coisas que realmente importam em suas vidas?

Dando continuidade, falamos que precisamos ter tempo de qualidade com nossos filhos, ter um olhar atento, que o tempo está passando muito rápido e que não podemos deixar as coisas mais importantes de nossas vidas em segundo plano; precisamos pensar em alternativas que melhorem nossa qualidade de vida, que nos ajudem a organizar e administrar o tempo, para que nossa vida seja melhor, pois a única coisa que não conseguimos recuperar é o tempo perdido. A seguir, pedimos às presentes que respondessem para si mesmas a pergunta: Qual história quero contar da minha vida?

Para finalizar ressaltamos que a saúde compreende o bem-estar físico, mental e social. Encerramos o encontro com a leitura de uma mensagem “Estamos todos na fila…”, com o objetivo de que as presentes levassem essa reflexão para suas vidas, para que amem mais, vivam mais, pois a vida é curta demais!

Ozias Fonseca – Coordenadora

Oficina de Cidadania: Direito à saúde

Aconteceu no dia 27/05 a Oficina de Cidadania, tendo como assunto os artigos 7º ao 14º do Estatuto da Criança e do Adolescente. Ali, foram disponibilizados exemplares do ECA, cartão de vacina, revistas, papel pardo, entre outros materiais. Foram apresentados os direitos referentes à saúde, com o objetivo de que as crianças e adolescentes conhecessem tais direitos e, também, conhecessem as políticas públicas do município para as crianças e adolescentes, na área da saúde.

As crianças e adolescentes foram participativos durante a roda de conversa, fizeram a leitura e reflexão dos artigos do ECA e, a seguir, foram divididos em três grupos para realizarem as atividades, conforme proposto a cada grupo: 1º) construção de um cartaz que exemplificasse os cuidados que as crianças devem receber em relação à saúde; 2º) construção de um cartaz expondo os locais que os pais devem procurar para que as crianças recebam tratamento de saúde; 3º) construção de cartaz listando os locais que faltam na comunidade ou cidade para cuidarem da saúde das crianças, conforme garante o ECA. Ao final, as crianças e adolescentes fizeram as apresentações do que construíram nos pequenos grupos. Para encerrar o momento, pedimos aos participantes que trouxessem o cartão de vacina, para o segundo encontro, que aconteceu no dia seguinte. Convidamos a Damila, que é agente de saúde do Programa de Saúde da Família do bairro Palmeiras, para falar para as crianças e adolescentes sobre a necessidade de vacinação e sobre os cuidados com o corpo. O momento aconteceu de forma dinâmica e participativa; as crianças e adolescentes trouxeram o cartão de vacina para o momento, sanaram suas dúvidas através de perguntas e das orientações dadas pela Damila.

Ozias Fonseca – Coordenadora

Mobilização em Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes

Aconteceu, no último sábado do mês de maio, em parceria com o CREAS -Centro Especializado de Assistência Social – uma mobilização em combate ao abuso e exploração sexual de crianças e de adolescentes, no horário de 9 às 11 horas, no Calçadão de Ubá. Durante o momento, as crianças e os adolescentes, que frequentam o Projeto Vida, distribuíram à população a Cartilha Explicativa de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, construída por eles durante a participação na oficina do grupo de convivência deste serviço. Gostaríamos de ressaltar que esta ação/mobilização teve como objetivo conscientizar a população, de um modo geral, sobre a necessidade de proteção das crianças e adolescentes para que não sejam vítimas deste abuso que, infelizmente, tem acometido uma grande parcela de crianças e adolescentes na atualidade.

Ozias Fonseca – Coordenadora