Palestra sobre “O Poder da Autorresponsabilidade”
Em 09/09, Lorena Novaes – Bacharel em Direito, ex Gestora do SESI e SENAI do DF, Coach Integral Sistêmico, formada pela Febracis, atuante em diversas áreas como Life, Carreira e Business, palestrante, treinadora e atuante como Analista de Perfil Comportamental – abrilhantou o nosso dia com uma excelente palestra para toda a equipe de colaboradores do Projeto Vida. O objetivo foi nos motivar, colaboradores/as, e também contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades, necessárias para a realização de um trabalho de excelência no dia-a-dia profissional. Lorena abordou os seguintes assuntos: o poder do autoconhecimento, reconhecimento de limitações e potencialidades; importância de acreditar nos sonhos e como traçar metas práticas para realizá-las. Foi partilhado, também, sobre a relevância de valorizar os talentos e habilidades do/a outro/a, o poder da gratidão, e o significado da inteligência emocional.
A palestra foi encerrada em um clima de muita empatia por todos/as os/as participantes que se sentiram acolhidos/as e valorizados/as, tendo como resultado o desejo de ser uma equipe mais engajada, comprometida e animada, que busca realizar as suas demandas de forma eficaz e que contribui para alcançar resultados extraordinários.
Vânia Fonseca – educadora social – e Lidiane Jácome – Coordenadora de Projeto Social
3ª Reunião com responsáveis e apresentação dos/as candidatos/as ao Eleitor do Futuro 2019
No dia 20 de setembro, realizamos uma reunião com as mães, pais e demais responsáveis pelas crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Vida. Iniciamos com uma bela apresentação teatral, cujo tema central foi: “Política”. O grupo de adolescentes tratou sobre o valor do voto, mostrando o dia-a-dia de um presidente corrupto que enfrenta uma população consciente da importância de escolher bem os políticos que administrarão a cidade, e de um presidente que quer mudar o Brasil, fazendo o seu melhor.
Em seguida, todos/as os/as candidatos/as apresentaram suas propostas, uma vez que, no dia 10/10, todas as famílias poderão vir ao PVPG para participar da eleição.
A reunião continuou com a leitura da identidade organizacional do Projeto Vida, sua Missão, Visão e Valores. Esclareceu-se sobre as dificuldades que os/as profissionais do Projeto estão enfrentando, sem a participação efetiva de algumas famílias atendidas. Foram feitas também algumas orientações.
As famílias receberam todos os informes de uma forma muito positiva, concordando com as colocações de toda a equipe. Ressaltamos a importância das famílias em todas as solicitações e eventos, pois eles são instrumentos de aproximação e participação de seus(uas) filhos (as), entre Projeto Vida e Família .
A família, como primeira instituição social formadora da criança e do adolescente, também é responsável por promover o convívio social, o qual deve ter início no ambiente familiar. É necessário que família e Projeto caminhem juntos, com interação mútua, buscando se adaptar às mudanças necessárias.
Lidiane Jácome – Coordenadora de Projeto Social
Festa da Primavera
A Festa da Primavera é um evento que acontece todos os anos no CSCM com a participação do Projeto Vida Pe. Gailhac. Esse ano o evento aconteceu no dia 21 de setembro. O tema foi “a Primavera em todos os países” e o PVPG representou o Brasil com o Ipê amarelo e rosa.
A Festa da Primavera foi realizada no período vespertino, contando com a participação de alunos do CSCM e atendidos pelo PVPG em diferentes apresentações culturais. O Projeto Vida apresentou a dança do Maculelê, na Capoeira, que é uma manifestação cultural oriunda da cidade de Santo Amaro da Purificação – Bahia. É, atualmente, uma expressão teatral que conta, através da dança e dos cânticos, a lenda de um jovem guerreiro, que sozinho conseguiu defender sua tribo de outra tribo rival, usando apenas dois pedaços de pau, tornando-se o herói da tribo. É um tipo de dança folclórica brasileira, de origem afro-brasileira e indígena. Em sua origem, o maculelê foi uma arte marcial armada, que nos dias de hoje se preserva na simulação de uma luta tribal, usando como arma dois bastões, chamados de grimas (esgrimas), com os quais os participantes desferem e aparam golpes no ritmo da música, em línguas africanas, indígenas e portuguesa, sendo muito aplaudida por todos que estavam ali presentes.
O Projeto Vida teve a oportunidade de expor, em seu estande, atividades desenvolvidas e confeccionadas no decorrer do ano para todos apreciarem o lindo trabalho desenvolvido pela instituição, além de esclarecer dúvidas a todos que passaram pelo estande, bem como estendendo o convite a uma visita ao PVPG .
Lidiane Jácome – Coordenadora de Projeto Social