Aconteceu no Centro Provincial a comemoração dos 171 anos do IRSCM e o encontro pelo Dia internacional da mulher. Confira abaixo:
Comemoração dos 171 anos do IRSCM
Foi com muita alegria que a Comissão organizadora dos momentos de formação 2020 do Centro Provincial iniciou suas atividades. A comissão é composta pelos colaboradores Cibele Araújo, Josiane Morais, Míriam Carmélia, Sérgio Vinício e Waldemar Bettio.
O trabalho inaugural, organizado pela equipe, foi o primeiro momento de formação do ano que aconteceu no dia 28 de fevereiro, no setor das Fontes, com a temática: ‘a missão RSCM pelo prisma da internacionalidade’, que teve a Ir. Fernanda Marques como convidada.
A Ir. Fernanda partilhou sua vivência desde o seu “Chamado para a Vida Religiosa”, passando por sua experiência em terras estrangeiras, logo após fazer os primeiros votos, até a sua nova fase como ‘caloura’ na graduação.
A Irmã falou sobre o “novo”, os desafios, as conquistas, as surpresas e as felicidades que viveu na Província Americana do Leste. Falou, também, um pouco sobre a sua família e a relação com os entes queridos, antes e após os Primeiros Votos.
Foi um momento simples, bonito, aconchegante e familiar, pois suas palavras “saíam do coração”.
À Ir. Fernanda Marques, nosso carinho e nosso muito obrigada/o por partilhar conosco um pouco da sua caminhada como RSCM.
Míriam Carmélia Lopes – auxiliar da secretária provincial.
Dia Internacional da Mulher
Pelo dia internacional da mulher, os colaboradores do Centro Provincial, no dia 6 de março de 2020, se reuniram para refletir sobre a história da luta e das conquistas dos direitos das mulheres na história da civilização. Foi um momento para se fazer memória e, assim, celebrar esse dia de luta e de protesto.
Por meio da montagem de uma linha do tempo – com as principais conquistas sociais, políticas, culturais e esportivas das mulheres – graças foram dadas. Entretanto, como nos alerta Pe. Gailhac “não pare no caminho onde a graça a conduziu, pois seria perder tudo… Esqueça cada dia o que fez no dia anterior e a cada manhã formule o generoso propósito de subir mais alto. Lance-se para o que está diante de si”. Inspiradas pelos dizeres do Fundador do IRSCM, refletimos sobre as demandas atuais que necessitam do nosso ‘olhar’ e de luta, como o aumento dos casos de feminicídio, o aumento do número de estupros, a desigualdade salarial entre os gêneros, o preconceito pelas empresas na hora de contratação de uma mulher que tem filhos pequenos e a necessidade de haver divisão justa das tarefas domésticas e de cuidados com os filhos, pois, “apesar de homens e de mulheres ambicionarem e considerarem desejável uma divisão mais igualitária do trabalho doméstico e de cuidado dos filhos, tais atividades continuam a ser uma responsabilidade predominantemente feminina” (GUIMARÃES*) – sobrecarregando a mulher com horas a mais, equivalente a três meses de trabalho, fora as horas destinadas ao trabalho profissional.
Estamos na luta pela concretização do reino de Deus aqui na terra, que nada mais é que um mundo de justiça, de solidariedade e de equidade. “Jesus foi o profeta itinerante do Reino de Deus. O Reino de Deus foi o sentido da vida Dele, o fio condutor, o eixo de tudo”. Lc. 8,1-2. Mulheres e homens são convidados para fazer acontecer esse reino de Deus. Com este pensamento, cada participante recebeu uma pedra e uma mensagem com os seguintes dizeres: “Por um mundo onde sejamos social, política, cultural e economicamente iguais, humanamente diferentes e livres**. (Rosa Luxemburgo). 8 de março de 2020 – Dia Internacional da Mulher”. A pedra representa a essência boa, a virtude, que cada pessoa possui – de forte e bom – que possa contribuir para a concretização do Reino aqui na terra.
Míriam Carmélia Lopes, auxiliar da secretária provincial.
*Citação de Maria da Gloria Vitorio Guimarães o texto: Carreira e Família: divisão de tarefas domiciliares na vida de professoras universitárias – texto disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-33902012000100011 acesso em 05/03/2020.
** – frase adaptada