As atividades realizadas entre os dias 06 a 14 de janeiro tiveram uma programação especial. Por exemplo, banho de mangueira, passeio à praia e a um parque público do município. Durante este período as crianças e adolescentes estavam de férias escolares e a programação diversificada foi uma forma de garantir o direito à infância e adolescência, de brincar, de aprender e experimentar, que são tão importantes para um desenvolvimento saudável e feliz.
Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais
Projeto Vida Padre Gailhac participa da cerimônia de posse dos Conselheiros Tutelares e Conselheiros de Direito do Município.
A cerimônia aconteceu no dia 10 de fevereiro e um grupo de crianças e adolescentes do Projeto Vida apresentou ao público presente um esquete teatral. O número artístico denominado “É Direito” aborda, de maneira didática e divertida, os direitos das crianças e dos adolescentes, e o texto que foi construído colaborativamente durante as oficinas de teatro, baseia-se majoritariamente no ECRIAD.
Esta oportunidade foi extremamente valiosa, visto que amplia o universo informacional e desenvolve capacidades motoras e sociais através da atividade artística teatral, amplia os conhecimentos a respeito dos direitos das crianças e adolescentes, estimula a participação e contribui no fortalecimento da autoestima dos envolvidos.
Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais
Equipe do Projeto Vida de Serra celebra junto ao CSCM – Vitória os 171 anos do IRSCM.
No dia 21 de fevereiro, foi comemorado o aniversário de 171 anos de fundação do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, com uma Celebração Eucarística, presidida pelo Pe. Antonio Peroni Filho, no Colégio Sagrado Coração de Maria.
A equipe de educadores do Projeto Vida se fez presente, para celebrar junto aos alunos, colaboradores e Irmãs esta data tão importante, que faz lembrança de todos e todas que vieram antes de nós. E que, a exemplo de Gailhac, continuaram a Missão de defender a vida onde ela estivesse ameaçada.
“O amor deve ser a alma de toda a nossa vida, a fonte e o princípio de todos os nossos pensamentos, desejos, sentimentos, e o motivo de todas as nossas atitudes”. (Pe. Gailhac).
Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais
O Projeto Vida participa do evento de abertura da Campanha da Fraternidade 2020.
Um grupo de crianças e de adolescentes do Projeto Vida esteve presente ao evento de Abertura da Campanha da Fraternidade 2020, promovido pela Arquidiocese de Vitória, no dia 01/03/2020.
A caminhada, que teve início na Catedral Metropolitana de Vitória, percorreu diversas ruas do centro da capital e foi dividida em atos. À medida que caminhavam, paravam em determinados pontos onde aconteciam ações de movimentos populares que se juntavam ao grupo maior e seguiam em romaria. Crianças e adolescentes de diversas instituições aguardavam na ultima estação, quando todos se uniram em uma grande festa.
Além de um ato público de reivindicações à sociedade e ao Estado sobre a falta de amparo e o avanço da desigualdade, este ato é valiosamente simbólico, unindo em um mesmo lugar grupos de pescadores, o movimento negro, mulheres, pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes e diversos outros atores que, apesar de suas lutas específicas, se unem por um mesmo objetivo.
“Como é forte a comunidade cujos membros estão unidos”
Pe.Gailhac
Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais
Crianças e Adolescentes do Projeto Vida Celebram os 171 Anos do IRSCM.
“Não deixe a lamparina apagar, pois a missão de Gailhac deve continuar”.
A equipe de educadores do Projeto Vida realizou junto às crianças e aos adolescentes, no dia 02/03/2020, um momento de reflexão para celebrar o aniversário do IRSCM. Por meio do resgate das histórias de Gailhac e da atuação do Instituto no Brasil e no mundo, buscamos reavivar o carisma da instituição e chamar a todos ao compromisso de vivê-lo. Em tempos de individualismo e ganância, se faz urgente incluir os ensinamentos e exemplos de Gailhac no dia-a-dia, começando pelas pequenas atitudes.
“O cuidado de praticar as pequenas virtudes dá energia para praticar as grandes”
Pe. Gaillhac
Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais