Pular para o conteúdo

Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião-DF intensifica oferta de alimentos para garantir segurança alimentar das famílias

Nos dias 09 e 10 de julho, o Projeto Vida de São Sebastião-DF beneficiou, em mais um momento, as 53 famílias das crianças e adolescentes atendidos pela Unidade Socioassistencial, com a concessão de alimentos. O objetivo foi garantir a segurança alimentar e nutricional das famílias, neste grave momento de pandemia. 

O parceiro Programa Mesa Brasil SESC doou hortifrútis, biscoitos, bolos, seleta de legumes e farinha de trigo. O parceiro Banco de Alimentos-CEASA repassou à Instituição 74 cestas verdes contendo frutas, verduras e legumes. O parceiro Ministério Público, através do setor de Medidas Alternativas, está constantemente enviando à Unidade prestadores que fazem acordos com a Justiça e têm como pena a cumprir a destinação de valores diversos que estão sendo revertidos em gêneros alimentícios para as famílias atendidas nesse período de pandemia. A Unidade Socioassistencial ofertou gêneros alimentícios que seriam servidos na alimentação para os beneficiados (as). A cozinheira da entidade, Doralice Porto, preparou temperos e bolos variados. Houve também a doação de cobertores arrecadados pela coordenadora da Unidade, Lidiane Jácome, e pela assistente social, Françoise Brito.

Em tempos de pandemia, nutricionistas reforçam  para a importância de uma alimentação saudável como forma de enfrentamento de doenças. Para os especialistas, uma alimentação equilibrada é primordial para manter a saúde e é especialmente relevante para fortalecer o sistema imunológico. Na perspectiva de garantir segurança alimentar das famílias em situação de risco social, a Unidade Socioassistencial tem intensificado por meio das parcerias, as ofertas de alimentos em geral, principalmente de frutas, verduras e legumes.

Para o Sr. Enivaldo Pereira Machado, pai de dois beneficiados, “as doações têm sido de ajuda fundamental para garantir a alimentação da família”, pois sendo auxiliar de pedreiro nem sempre consegue trabalho. Com as doações que recebe, consegue economizar, para pagar algumas contas.

De acordo com o Sr. Weris da Silva Santos, pai de um adolescente beneficiado pela Instituição, as doações têm contribuído para proporcionar à família uma alimentação variada e com qualidade nutricional. Ele destaca que a iniciativa do Projeto Vida Padre Gailhac-SS tem ajudado muito para a economia doméstica também.

Segundo a Sra. Elisangela Carneiro dos Santos, mãe de dois adolescentes beneficiados pela Entidade, “o Projeto Vida é o único espaço que está oferecendo apoio em todas as necessidades. Não tenho palavras para agradecer pelo esforço e carinho de todos os colaboradores. Neste momento tão difícil é muito importante saber que temos um espaço de apoio, pois a situação de todos foi ainda mais agravada e não temos a quem recorrer”.

São em momentos de ruptura e de contingências que iniciativas como essas desenvolvidas pela Unidade Socioassistencial se tornam imprescindíveis para minimizar os impactos diante das fragilidades e riscos sociais vivenciados pelas famílias, além de representarem instrumento fundamental para superação da desigualdade social. Como diz Madre Teresa “O nosso trabalho é uma gota no oceano, mas sem ele o oceano seria menor.”

Vânia Fonseca (Educadora Social), Françoise Brito (Assistente Social) e Lidiane Jácome (Coordenadora do Projeto Social.