Ação que gera vida! – Projeto Vida Padre Gailhac – BH/MG

O Núcleo Capão juntamente com o Projeto Vida-BH, vem atuando no território do Parque do Conjunto Habitacional da Lagoa, também conhecido como Parque do Capão, por meio de ações práticas, de mobilização e sensibilização para desenvolver junto à comunidade atitudes de empatia e sentimento de pertença.

O Núcleo Capão é um movimento composto por um grupo de voluntários que pretendem revitalizar o Córrego do Capão, proteger as nascentes, implantar um Parque Ciliar na região e uma horta comunitária no sistema de agrofloresta.  O Núcleo do Capão faz parte do Projeto Manuelzão-UFMG, sendo a Educação Ambiental a sua principal área de atuação.

A horta comunitária Clareia Terra, foi implementada entre os meses de novembro de 2021 e março de 2022, e para celebrar a data, foram desenvolvidas várias ações envolvendo a manutenção e o plantio de árvores nativas, bem como a limpeza do local. As primeiras mudas chegaram no dia 23 de fevereiro e atualmente a horta está a cada dia produzindo mais.

No dia, 01/04/2022, crianças, adolescentes e colaboradores foram recebidos pela professora Roseli Correia (coordenadora do Núcleo do Capão) e Henrique Alves (artista, membro do Núcleo do Capão e atual cuidador da horta), para esclarecer os objetivos da horta e sensibilizar as crianças e os adolescentes  sobre  a necessidade de termos um espaço para produção comunitária de alimentos orgânico de geração de renda e partilha entre os cuidadores.

Atualmente a unidade oferta a oficina de Eco Ação, com atividades práticas na horta e capacitação/formação na área ambiental com educadores, crianças e adolescentes por meio da parceria com a Escola Municipal Adauto Lúcio Cardoso/Núcleo Capão na pessoa da prof. Roseli Correia.

Todo este movimento só é possível por meio do compromisso de alguns moradores, da parceria com o projeto Pomar BH, a Rede de intercâmbio e Tecnologia Alternativa e representantes do grupo ARO (Articulação de Resíduo Orgânico – BH), do apoio do CRAS-Lagoa, da Subsecretaria de Segurança Alimentar e Nutricional (SUSAN) e da Fundação de Parques e Jardins Municipais.

Estas ações solidárias só reforçam a importância das pessoas que sonham e acreditam na defesa e proteção da Casa Comum.

                                                                                                                     Roseli Correia – Coordenadora do Núcleo do Capão

                                                                                Simone Afonso – Coordenadora de Projeto Social