Ações na Semana Nacional da Família – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

Sabemos que a família é a continuidade da criação da Obra de Deus e, como diz o Papa João Paulo II, “Acreditar na família é construir o futuro”. Diante da grandiosa importância que tem a família em nossas vidas, a Unidade Socioassistencial desenvolveu durante todo o mês de agosto várias atividades, visando proporcionar interações e reflexões sobre o valor deste bem maior: a família.

A inspiração para o desenvolvimento das atividades sociopedagógicas veio da relevante obra “A Família”, da renomada artista brasileira Tarsila do Amaral. Com base nesse trabalho de Tarsila, as crianças e os adolescentes fizeram uma releitura, desenhando suas famílias, representando todas as pessoas e elementos que consideram importantes. Ainda inspirados pelo trabalho da artista, máscaras de papel foram produzidas, representando o rosto de uma pessoa importante da família, e outra atividade com colagens.

Visando proporcionar a interação em família, a Unidade entregou aos(às) beneficiados(as) uma peça artesanal (ímã de geladeira) com frases reflexivas sobre o significado da família, um jogo de xadrez de tabuleiro denominado “Gato e Rato” e um jogo chamado de “Jogo da Família”. Esse último, foi enviado pelo Projeto Vida Padre Gailhac de Belo Horizonte, numa demonstração ímpar de generosidade. Junto a isso, durante o mês, foram realizadas dinâmicas nos encontros virtuais – espaços esses que foram fundamentais para despertar sentimentos e reflexões para cada um(a) sobre a importância da família.

Com essas importantes atividades, o Projeto Vida Padre Gailhac, mais uma vez, contribui para a valorização e o fortalecimento da família. Somos gratos pelo envolvimento de todos(as) e pela parceria das Unidades, que gentilmente nos têm apoiado para a continuidade da missão. Deixamos uma mensagem do Papa Francisco que é de espelho não apenas para as famílias dos(as) beneficiados(as), mas o mundo inteiro: “As famílias constituem o primeiro lugar onde nos formamos como pessoas e, ao mesmo tempo, são os “tijolos” para a construção da sociedade”. Viva a Família!

Vânia Rodrigues – Educadora Social