Aconteceu no Projeto Vida Padre Gailhac – Belo Horizonte/MG

 

Tema: Visitas das Intercambistas da Colômbia.

Conforme agenda planejada para o intercâmbio das alunas Colombianas em Belo Horizonte/MG, foi organizada uma visita  ao Projeto Vida-BH. As jovens estiveram na unidade, conheceram as instalações e participaram de um momento interativo onde as crianças e adolescentes da instituição apresentaram algumas danças e músicas ao som de flauta. As jovens colombianas ensinaram ao grupo algumas danças típicas da Colômbia. O momento foi um muito rico em trocas de experiências.

Tema: Sarau no espaço Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Bairro Lagoa

No dia 05 de maio as crianças e adolescentes da instituição foram convidados a participarem do Sarau organizado pelo espaço do CRAS – Lagoa.  As crianças e adolescentes se divertiram com as apresentações realizadas pelo grupo de idosos e adolescentes do CRAS e contribuíram para o evento com apresentações de Flauta, Forró e poesia.

Tema: Celebração das mães

“Na vitrola” foi o tema escolhido para a festa em celebração ao dia das mães. O espaço do pátio foi todo decorado fazendo memória às residências da década de 50, 60 e 70, com cantinho para fotos e uma mesa preparada com caldos e ponche.

O terraço estava decorado lembrando as antigas discotecas das décadas de 80 em diante, neste ambiente foi montado um “bar” que servia drinks (sem álcool) para as participantes. A festa foi “um estouro”… Algumas mães retornaram com uma avaliação muito  positiva.

Eu, Maria auxiliadora, mãe de Thiago Lucas, gostaria de dar os parabéns a todos os funcionários do Projeto, pelo excelente trabalho prestado com nossas crianças e adolescentes. E nós, como pais, ficamos agradecidos. Vocês são muito criativos e cuidam de cada detalhe com carinho e dedicação.

Obrigado por tudo!

A comemoração estava linda.

Tema: Momento Orante  – dia da família

É celebrado internacionalmente no dia 15 de maio o dia da família. E esta data foi celebrada aqui na unidade, no dia 13 de maio, sob a orientação do educador Samuel Couto.  A celebração foi bem singela, mais muito reflexiva “Qual modelo de família desejamos?”. Foi uma das reflexões realizadas. Estiveram presentes na celebração as crianças os adolescentes os colaboradores e as irmãs da comunidade Nossa Senhora de Guadalupe: Irmã Maria de Lourdes, Irmã Cecilia e Irmã Fernanda.

Tema: Semana de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Durante a terceira semana do mês de maio, o Projeto Vida Padre Gailhac/BH em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Lagoa, prepararam alguns momentos de mobilização com a comunidade relacionado ao combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes, sempre relembrado no dia 18 de maio.  Na instituição aconteceram dois momentos internos: uma palestra no dia 17/05 com colaboração da Assistente Social e Agentes Comunitários de Saúde (ACS),  (representante do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil (PAIR).) do Centro de Saúde do bairro e no dia 20/05 com um momento orante sobre a orientação da educadora Luana Lima. Dois momentos externos, sendo um no dia 16/05 com uma Palestra no CRAS sobre violência e abuso sexual/aberto à comunidade e no dia 19/05, com a caminhada e o movimento na Praça do bairro, com participação do CRAS-Lagoa, Unidades Municipais de Educação Infantil  (UMEI) e das escolas Professora Adir Andrade Albano e Professor Moacyr de Andrade. Durante o momento na praça, as crianças e adolescentes contribuíram com apresentações teatrais e danças. Todos unidos para dar um basta a esta violência.

Tema: Visita ao Córrego do Capão

Para culminar uma primeira etapa dos projetos de ECOLOGIA DO SER, INFORMÁTICA e ARTES VISUAIS, as educadoras Elaine Guilhermina, Cássia Seara e Luana Lima levaram as crianças e adolescentes das turmas Humildade e Responsabilidade para conhecerem as nascentes localizadas no bairro. As nascentes estão poluídas. Sensibilizados por esta situação, a instituição, juntamente com os parceiros, pretende acompanhar e dar continuidade à proteção das nascentes e ao Córrego do Capão.

Colaboração de Nilmara Santos – Coordenadora Pedagógico Social.