AGOSTO – MÊS DAS VOCAÇÕES

Vocação Religiosa – ENTREVISTA REALIZADA COM A NOVIÇA RHÂNELLA, SCM

UBÁ – REVISTA DA PARÓQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Querida Noviça Rhânella, que sinais fizeram você perceber que estava sendo chamada para a Vida Religiosa?

Noviça- Refletindo para responder essa pergunta, lembrei de uma frase do Pe. Gailhac, fundador da nossa Congregação : “É preciso que a vida fale antes da língua”. Isso porque, o sinal mais significativo que Deus usou para me ajudar a “ouvir” o Seu chamado foi o testemunho das irmãs do Sagrado Coração de Maria, Lucy, Lisieux, Áurea e Lourdes, que viviam em Lima Duarte, minha cidade natal e com quem convivi desde pequena, participando de algumas pastorais na minha comunidade. O engraçado é que elas jamais me convidaram abertamente a ser freira; mas a alegria e o zelo delas em tudo o que faziam, assim como o carinho e cuidado com todas as pessoas, como verdadeiras irmãs “de sangue”, me cativaram profundamente  e foram despertando, aos poucos, no meu coração de criança, um grande desejo de gerar vida, tal como elas faziam. Eu sempre tive um belo modelo de vida matrimonial nos meus pais, porém, acredito que o exemplo dessas irmãs foi aquele  “estalo” que me despertou e, como todo bom estalo, me provocou a uma resposta para além da admiração!

Você é ainda muito jovem. Como é sua relação com o mundo moderno, com as constantes mudanças na era digital e a vida simples e de total desapego da Vida Religiosa?

Noviça- Primeiramente , tenho com princípio que Deus não é uma figura ultrapassada, presa ao que é antigo. Muito pelo contrário! Ele  acompanha a dinâmica da evolução da história humana, aliás, toda ela se faz por meio Dele, porque a inteligência do ser humano é um pequeno reflexo da Sua sabedoria e, se prestarmos atenção, poderemos “ler” Seus sinais de amor estampados nos sinais dos nossos tempos. Portanto, acredito que Deus age em nosso favor e nos fala através de  toda essa tecnologia existente ao nosso serviço, à medida em que fazemos uso de tudo isso sem nos deixar escravizar ou desumanizar. E a Vida Religiosa me dá condições para exercitar essa consciência , pois os desapegos e as renúncias  que sou chamada a fazer são meios de me “educar” para desfrutar de tudo o que há de bom no mundo moderno e tecnológico sem me perder nos deslumbramentos e excessos.

Que recado você daria para nossos jovens que desejam seguir a Vida Religiosa?

Noviça-  A partir da minha própria experiência: é preciso dar o primeiro passo e caminhar. É nossa resposta mínima a um chamado tão grandioso! O resto é por conta do Mestre: “Não tenha medo; tenha fé.” (Mc 5,36) E Ele mesmo garante: “Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos”! (Mt 20,28)

Último recadinho: se alguém se interessar e quiser bater um papo comigo, meu e-mail é: rhanellaoliveirald@gmail.com  Deixo também o endereço do nosso site: https://rscmb.com.br/

Um beijo fraterno para todos!

Nome Completo- Rhânella Altina de Oliveira, noviça do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (IRSCM