Ampliação do universo cultural e artístico – PROJETO VIDA PADRE GAILHAC – SÃO SEBASTIÃO/DF

A arte desperta a capacidade de criação. É um meio de externar os sentimentos mais diversos. Também permite compreender os planos da expressão, interagir e trabalhar a inserção social de modo amplo e contribuir para a expansão do universo informacional e artístico.

Diante dessa importância, o Projeto Vida escolheu para as Atividades Diferenciadas de Janeiro de 2022 a temática “A arte e suas formas”. Ao longo do mês foram trabalhados cinco tipos de artes clássicas, a saber: a Escultura, a Pintura, a Música, a Dança e a Literatura.

As atividades foram enviadas por meio de áudio, banner e também entregues de forma impressa na Unidade, sendo realizadas individualmente ou com a ajuda da família. Após serem concluídas, cada participante enviou à Equipe a foto de suas obras de arte, ou trouxeram até a Unidade para serem registradas. A cada semana foram realizadas votações de classificação das melhores obras. A escolha foi feita pelos colegas. No último dia do concurso, as melhores obras ganharam uma exposição; todos os participantes e as famílias receberam uma linda apresentação via whatsapp.

No trabalho com a Escultura, cada criança e adolescente foi estimulado a criar uma pequena obra, utilizando materiais reciclados e/ou materiais encontrados em casa. O segundo desafio foi a pintura; tivemos produções lindas! Já o terceiro desafio foi uma criação a partir de uma música ou dança; foram feitos vídeos muito bons. Para essa atividade contamos com a participação do oficineiro João Paulo, que atuou no Projeto Vida da cidade de Ubá, Minas Gerais; e a equipe cedeu-nos um vídeo de coreografias do oficineiro. Por fim, na última semana, as crianças e adolescentes foram desafiados a desenvolver trabalhos sobre a Arte da Literatura. Assim, criaram uma obra literária (poema, música, história em quadrinho, entre outras abordagens).

Houve muito envolvimento com as atividades, principalmente na pintura e dança.

Foi um mês de muito aprendizado e diversão!

 

Vânia Rodrigues e Jussara Carmo – Educadoras Sociais

Françoise Brito – Assistente Social