Ancestralidade e arte- parceria com artista da Serra resulta em uma exposição relacionada à Consciência Negra – Projeto Vida Padre Gailhac – Serra/ES

O dia 20 de novembro foi lembrado na Unidade por meio de uma ação de valorização e celebração da vida e do legado de algumas personalidades negras que se tornaram referência na luta anti-racista no Brasil e no mundo. Uma parceria com o artista Paulo César,  morador da Serra, que utilizou técnicas da pop arte para retratar personalidades, com esmero, pelas crianças e pelos adolescentes em telas de tecido, que resultaram em uma bela exposição.

Dentre as personalidades, foram destacadas referências históricas como Zumbi e Dandara dos Palmares, referências na arte, como o cantor e compositor Cartola, e o rapper e educador americano KRS-ONE, personalidades políticas como Mariele Franco e Lula Rocha, lideranças do movimento negro no Estado do Espírito Santo, dentre outras. A exposição será permanente na Unidade, e já há propostas de apresentá-la em outros espaços e galerias.

O dia 20 de novembro foi instituído oficialmente como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares, situado entre os Estados de Alagoas e Pernambuco, na Região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho.

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais