Atividade sociopedagógica de combate ao racismo – Projeto Vida Pe. Gailhac – São Sebastião/DF

No mês de novembro, paralelo às atividades do aniversário de Padre Gailhac, a Unidade Socioassistencial trabalhou a temática da Consciência Negra, visando contribuir para o fortalecimento da autoestima e proporcionar conhecimentos e reflexões sobre alguns comportamentos e atitudes que denotam preconceito. Além disso, buscou-se trabalhar ações afirmativas para o combate ao racismo.

As atividades sociopedagógicas foram realizadas a partir de textos, autorretratos, apresentação de atividade sobre racismo e a construção de um painel com a participação de uma criança beneficiada pela Instituição. O painel teve como título “De Mãos Dadas Contra o Preconceito”.

A temática da valorização da diversidade racial sempre foi trabalhada na Unidade Socioassistencial como tema transversal em todas as oficinas. As metodologias geralmente são pensadas de modo a valorizar as especificidades de cada atendido/a seja de raça/etnia, gênero, valores e outras diferenças definidas a partir de suas histórias pessoais. Nesse sentido, sempre foi apresentado aos/as beneficiados/as pessoas negras referências nas leituras, vídeos e rodas de conversas.

Para além dessas ações, sempre foram realizadas reflexões motivando o respeito às diferenças individuais.

O combate ao racismo é responsabilidade de todos/as. Tanto os espaços educativos formais quanto os não formais são fundamentais na formação de cidadãos/ãs capazes de conviver e dialogar com a diversidade cultural e histórica do Brasil.

Vânia Fonseca – Educadora Social