Celebra o mês das Mães reforçando a importância da proteção às crianças e aos adolescentes – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

O mês de maio é um marco muito importante para o Projeto Vida, pois é comemorado o Dia das Mães. E também é lembrado o Dia 18 de Maio, data de conscientização e mobilização de toda a sociedade para proteger e defender crianças e adolescentes contra as violências domésticas e, principalmente, as violências sexuais.

O Dia das Mães foi celebrado por meio de atividade sociopedagógica e entrega de lembrancinhas. O Dia 18 de maio foi lembrado mediante a realização de palestra sobre a temática, atividades sociopedagógicas, debates, em encontros virtuais e a construção de painel focalizando o assunto.

No dia 11 de maio, o Conselho Tutelar de São Sebastião realizou palestra na Unidade Socioassistencial, sobre o tema “A prevenção das violências sexuais contra crianças e adolescentes”. O evento ocorreu em dois turnos e foi direcionado às famílias atendidas pela INSTITUIÇÃO. No turno matutino participaram os Conselheiros Alessandro Medeiros e Norma Matos; e, no vespertino, o Conselheiro Pedro Mendes. Os conselheiros ressaltaram muito a importância do diálogo entre pais e filhos e a necessidade de todos estarem atentos para perceber os sinais que os filhos podem apresentar, indicando que algo não está bem. Reforçaram ainda a relevância de pedir ajuda em caso de qualquer necessidade, para que crianças e adolescentes tenham os seus direitos garantidos.

No final da palestra houve uma homenagem especial para as mães, com a entrega de uma lembrancinha (um baú de E.V.A.) preparada pela Educadora Social da Unidade, Maria Joseline. Dentro do baú havia uma homenagem escrita pelos próprios filhos em atividade sociopedagógica e também alguns chocolates doados por parceiros da sociedade civil. Também foi realizada a leitura de uma mensagem.

A data 18 de Maio, para além da palestra, também foi recordada com a construção da 8° edição da cartilha que aborda as principais violências praticadas contra a população infanto-juvenil, além de trazer os canais de denúncia. Houve, ainda, construção de painel e de moldura para fotos.

Como cita o Estatuto da Criança e do Adolescente, em seu artigo 4°, a proteção e defesa das crianças e adolescentes “é dever da família, do Estado e da sociedade”. Nesse sentido, o Projeto Vida agradece a todas as famílias pelo envolvimento nas ações e ao Conselho Tutelar de São Sebastião pela parceria em defesa da garantia de direitos das crianças e adolescentes atendidos pelo Projeto Vida.

 

Vânia Rodrigues e Maria Joseline – Educadoras Sociais

Françoise Brito – Assistente Social