Celebrando 18 anos de História! – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

Em 2022 o Projeto Vida comemorou 18 anos de presença transformadora na comunidade de São Sebastião. A Instituição iniciou suas atividades em 2004, a partir de um antigo sonho de fundar, em Brasília, uma obra social que pudesse atender crianças e adolescentes, pertencentes a uma parcela da sociedade menos favorecida. Também levar adiante o Carisma do Fundador do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, de “defender a vida onde ela se encontra ameaçada”.

Desde então, a Instituição tem contribuído para a promoção humana e social do público atendido. Em 2022, a Unidade Socioassistencial tem um motivo mais que especial para celebrar: a obra de revitalização de sua estrutura física já está bem adiantada e, a cada dia, aumenta-se a expectativa para o retorno presencial no novo espaço.

 Devido às obras no espaço da Unidade, as atividades estão ocorrendo de forma online. Para comemorar este aniversário, os beneficiados realizaram uma atividade de memória sobre o que mais gostam na Unidade Socioassistencial e o que acham que não poderá faltar para o ano de 2023. Também recebemos mensagens de agradecimento das famílias e de alguns ex-beneficiados.

A atividade sociopedagógica comemorativa ocorreu no encontro virtual. A colaboradora Vânia Rodrigues promoveu um momento de “contação de histórias” sobre o Projeto Vida. Os participantes foram convidados a relatar em forma de desenhos o que mais gostam na Instituição e o que esperam para 2023. Sobre o que mais gostam, foram citadas as brincadeiras com os colegas, os colaboradores, os encontros virtuais e as doações. E o que não poderia faltar no próximo ano? Segundo os atendidos, não podem faltar: a oficina de leitura, as brincadeiras, o lanche e as pessoas, sejam colaboradores ou beneficiados.

Para o ex-beneficiado, Thiago Sousa, que atualmente trabalha como educador de esportes, o Projeto Vida significa o seu alicerce, a sua base. “Foi no Projeto Vida que aprendi sobre os valores que hoje carrego para sempre. Foi lá que aprendi a acreditar em mim e a ter uma perspectiva de vida. Foi lá que aprendi o valor da política e que todos temos direitos que devemos buscar”, destaca o jovem.

O ex-beneficiado Rafael Oliveira, estudante de Computação – Licenciatura, e irmão de uma beneficiada, relatou que o Projeto Vida foi de fundamental importância em sua vida porque foi lá que aprendeu a superar a timidez e a conviver com as pessoas.

Para a mãe de um beneficiado, a Unidade socioassistencial representa um ponto de apoio e de acolhimento. “Sou muito grata porque nos momentos de maior dificuldade sempre contei com o Projeto Vida, a Equipe sempre foi muito amorosa e preocupada com as necessidades de todas as famílias”, relata.

Como diz Paulo Freire: “Enquanto lutamos somos movidos pela esperança; e se lutamos com esperança, podemos esperançar”.

Parabéns ao Projeto Vida pelos 18 anos de histórias e vidas transformadas!

Vânia Rodrigues – educadora social

Françoise Brito – assistente social