Círculo Terapêutico Online para Mulheres

Repasse do curso online, Conexão Círculo de Mulheres

Círculo Terapêutico Online para Mulheres: 2ª Estação para a (re)conexão feminina

Para mim foi uma surpresa a doença CVID19, tive que me esforçar para as mudanças de hábitos, forma de atuar na sociedade e na comunidade, manter o distanciamento e ficar em casa, mudar a rotina de trabalho.

Mudanças um tanto forçadas, e trago comigo um aprendizado – ir em busca do novo, as mudanças em todos os níveis, principalmente nas relações objetivas e subjetivas, que deve ser continuamente.

É o que venho buscando: conhecimentos pelos meios de comunicação, internet: Instituto ipê amarelo, Curso mentoring – conexão entre mulheres, com Ana Patrícia. Eu me interessei porque vivemos entre mulheres e nem sempre compreendemos o suficiente umas às outras por sermos mulheres. Trazemos conosco conflitos de nossos pais, avós e sobretudo as mulheres de nossa geração familiar.

Convite a olhar, primeiro, para você, como  eram e são as mulheres da sua família? Vivemos entre nós uma relação de luzes e sombras, não é? As vezes repetimos o mesmo padrão de exigência da nossas mães: algumas, tarefeiras, desconectadas, perdidas, dependentes, reconciliadoras, desconfiadas, mediadoras, críticas, ingênuas, exigentes, melancólicas, permissivas, explosivas, boazinha, não consegue impor limites.

Cada uma de nós, com sua essência, dizendo “sim” para a vida, nossa história, nossa origem, para poder ressignificar e dar o movimento interno e externo, na obtenção da cura do feminino ferido.

Olhar para nós, mulheres, cabe observar em si algo que é pertinente, dar um novo rumo ao meu futuro e o futuro de outras mulheres sem julgamentos, ultrapassar os limites juntas, longe das crenças e preconceitos, com liberdade e esperanças, mudanças de postura que não impõe condicionamentos nem anula sua essência.

Faço a pergunta: o que posso soltar? Quando eu abro o coração para uma relação mais livre, para fazer conexões de pontes com as novas gerações, com elementos renovadores, fortalece dentro de mim a mulher que recebe com abundância e espalha as sementeiras, inspira outras mulheres. Capacita e percebe suas habilidades, dando voz e vez para o seu futuro profissional junto aos trabalhos existentes, aceitando as vulnerabilidades e facilitando recursos pra o desabrochar do conhecimento de si.

O que é masculino e feminino? de que lugar falamos? Novas configurações familiares, questões de gênero são importantes, tudo tem um sentido e conexão, ninguém está só, muitas vivemos o mesmo dilema, pontos em comum e respeitam as diferenças.  Está presente em nós o masculino, com as características: levar o impulso para a vida e ao mundo, realização de foco e metas, dar regras e limites. O Feminino recebe, cuida, multiplica e administra bem, com habilidades e estratégias, escuta na dimensão intuitiva, percepções e sensações. Se eu venho de uma geração que exclui o masculino, vou ter dificuldades, pois os dois se complementam; a qual dos dois eu devo dar voz, deixar sobressair?

O que busco como mulher? Quais são os meus Valores? Qual é a minha Missão aqui na terra?

Gratidão por ter tido esta oportunidade de aprofundar este tema tão relevante e importante, na escuta de nós mesmas.

Com carinho, Ir. Lucilene