Comemorando 16 anos! Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião / DF

No dia 07/10, o Projeto Vida Padre Gailhac, de São Sebastião, realizou mais uma ação para entrega de atividades sociopedagógicas. As atividades abordaram como temática o aniversário da unidade socioassistencial e a sua importância para os (as) beneficiados(as) da instituição. Também foi entregue atividade disponibilizada pela equipe da Rede de Ação aos Excluídos (REAJE) – setor que articula o trabalho da política de Assistência Social no Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, com a temática Cápsula do Tempo.

Para a realização desse momento, além de seguir os tradicionais protocolos de segurança contra a Covid-19, a equipe preparou um painel com uma mensagem em alusão ao aniversário da unidade socioassistencial e um cartão com singela homenagem à instituição entregue junto às atividades sociopedagógicas. Como forma de demonstrar carinho e zelo com os(as) atendidos(as), foi entregue um porta-retrato a cada criança e adolescente da unidade socioassistencial. A singela moldura foi construída pela equipe da instituição, propondo à família um momento em conjunto para a escolha de sua foto decorativa.

Já se completam 7 meses sem atividades presenciais e nesse período a equipe da unidade tem se mobilizado e realizado grande esforço para manter os vínculos dos(as) beneficiados(as) com a instituição. Nesse sentido, vem priorizando em seus planejamentos a comemoração e a reflexão sobre datas que são importantes para a instituição e os(as) usuários(as). Comumente no aniversário do Projeto Vida é realizado um evento festivo com apresentações artísticas. Neste ano, diante da impossibilidade de realizar a comemoração, a equipe preparou uma atividade diferente para que as crianças e adolescentes pudessem refletir sobre a importância do espaço da unidade, das atividades ofertadas e do atendimento prestado e a partir daí perceber qual é o diferencial da instituição em relação a outros espaços sociais existentes.

A atividade sobre a Cápsula do Tempo visou contribuir para o autoconhecimento e maior compreensão da realidade, objetivando o reconhecimento e a valorização dessa experiência no futuro.

Como nos ensina Paulo Freire “Ninguém caminha sem aprender a caminhar, sem aprender a fazer o caminho caminhando, refazendo e retocando o sonho pelo qual se pôs a caminhar.” Assim também somos nós nesse novo tempo, aprendendo e ressignificando nossa atuação todos os dias com a certeza da colheita dos bons frutos semeados.

Françoise Brito – Assistente Social – e Vânia Fonseca – Educadora Social –