Conclusão da Oficina com adolescentes que foram atendidos pela Unidade – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

“Jovens, é necessário fazer uma escolha porque muitos caminhos estão diante de vocês”, disse Padre Gailhac em determinada ocasião. O fato é que todos somos fruto das nossas próprias escolhas. Visando orientar os(as) adolescentes ex-beneficiários(as) de 2020 sobre as melhores escolhas para o futuro, a Unidade de São Sebastião realizou a oficina Projeto de Vida em parceria com o Serviço de Orientação Religiosa do CSCM Brasília. Ocorreram quatro encontros, ao longo do ano, sendo o último realizado no dia 09 de novembro.

O momento iniciou com reflexões sobre a importância dos valores morais, tendo como inspiração a música “Valeu a pena” (grupo Vocal livre). Em seguida, o grupo refletiu sobre as questões do portfólio entregue no terceiro encontro. O portfólio construído com base no livro “JPIC Jovem SCM – Projeto de Vida” editado pelas Religiosas do Sagrado Coração de Maria visa dar orientações aos adolescentes para que possam pensar e construir seus projetos de vida.

O material aborda diversos temas como autoconhecimento, valores, missão de vida, referências pessoais, importância das parcerias e pontos de apoio, identificação da condição atual e da condição desejada, bem como as metas para se alcançar essa condição desejada.

Durante as reflexões foram ressaltadas questões como a importância de olhar para dentro de si mesmo, de modo a despertar e entender o mundo e a importância do perdão como forma de libertação. Destacou-se ainda que saber onde se quer chegar supõe primeiro tomar consciência do lugar em que estamos.

Na oportunidade, foi apresentado o vídeo “Cícero, uma história de superação”, que conta a trajetória de vida de um catador de lixo que se tornou médico. Um homem que escolheu o caminho da cultura e estudos em meio a uma realidade de miséria, provando que tudo depende das escolhas, da persistência e, sobretudo, da crença em si mesmo.

Concluiu-se o encontro com a entrega de uma lembrança especial, livros literários, um marcador de página personalizado e uma mensagem preparada com todo carinho pela Equipe do Projeto Vida.

Os participantes demonstraram muita gratidão pela oportunidade que tiveram ao longo deste ano e ressaltaram principalmente que as Oficinas contribuíram para aumentar a autoconfiança e despertar maior esperança no futuro. Aludindo novamente aos ensinamentos de Gailhac: “em todo o conjunto é necessário um trabalho contínuo para o semear e ter a esperança de uma boa colheita”. Por isso mesmo, nos alegramos imensamente por estimular nos ex-beneficiários(as) a necessária reflexão sobre o que pensam, o que fazem e o que desejam para suas próprias vidas, no presente e no futuro.

Vânia Fonseca – educadora social