Crianças e adolescentes apresentam demandas da Comunidade à Administração Regional da Cidade – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

A participação social e a busca por melhorias para os mais diversos problemas vivenciados em comunidade são ações fundamentais para despertar o sentimento de pertencimento comunitário, o reconhecimento do território onde moramos e sua valorização. Enfim, são importantes atos de cidadania que contribuem para a vida em sociedade. Foi com o sentimento de buscar o melhor para a comunidade que, no dia 06 de outubro, cinco crianças e adolescentes da Unidade, acompanhadas pela educadora social, Vânia, e pela assistente social, Françoise, estiveram na Administração da cidade para entregar ao Administrador, Sr. Alan Valin, um ofício apresentando várias demandas sociais levantadas pelos(as) beneficiados(as) junto a seus familiares.

Durante a visita, Alan Valim falou sobre as competências do Órgão Público e os desafios para implementar melhorias nos bairros não regularizados da cidade. Sobre as demandas apresentadas pelos(a) atendidos(as),  fez referência aos trabalhos que vêm desenvolvendo para melhorar a cidade e se comprometeu a trabalhar para o devido atendimento das demandas.

A atividade foi iniciada no mês de junho, em alusão ao aniversário de 27 anos de São Sebastião, e visou estimular o sentimento de pertença, incentivar a participação na vida pública do território e desenvolver competências para a compreensão crítica da realidade social. Como parte das atividades, os atendidos escreveram e desenharam sobre o que gostam na cidade e o que precisa melhorar. Para isso, contaram com a fundamental participação da família, que também contribuiu com sugestões de melhorias. Os atendidos também participaram de debates em encontros virtuais, oportunidades em que puderam refletir sobre a importância das políticas públicas, as diferenças existentes entre os bairros planejados e não planejados e alguns direitos e deveres dos cidadãos.

E a iniciativa não termina por aqui. Além de apresentar as demandas, também vamos acompanhar os encaminhamentos, como forma de exercer o eixo Controle do Sistema de Garantia de Direitos. Para as crianças e adolescentes que participaram da ação, foi um momento para conhecer um pouco mais sobre o funcionamento de um órgão público, bem como sobre o funcionamento das políticas públicas. A experiência igualmente contribui para o exercício do protagonismo das crianças e adolescentes, representando os interesses da comunidade. O administrador parabenizou a todos pelo trabalho e ressaltou a importância de iniciativas como essas para a formação de cidadãos participativos e conscientes de seus direitos e deveres.

Como diz certo ditado da sabedoria popular, “se somos parte do problema, devemos ser também parte da solução.”

Jussara Carmo e Vânia Fonseca – Educadoras Sociais

Françoise Brito – Assistente Social