Cultivo e distribuição de mudas de hortaliças às famílias – Projeto Vida Padre Gailhac – Serra/ES

O Projeto Vida mantém em suas dependências uma pequena horta, onde são cultivados temperos e algumas hortaliças. Em tempos de atendimento presencial entre a complementação de uma salada para as crianças e os adolescentes ou para a equipe, e uma pequena doação o que é produzido é consumido rapidamente. Mas, em tempos de isolamento social e de suspensão de atividades presenciais, houve um excedente de mudas que não teria onde ser cultivadas.

“Da Acumulação para a Distribuição”, este é um dos paradigmas apontados pelo Encontro Mundial – Economia de Francisco e Clara – como um modelo de vida para a redução das desigualdades e para o estabelecimento de um modelo econômico que sirva à sociedade, e não o contrário. Pensando nisso, a equipe de serviços gerais fez o replantio das mudas de almeirão, couve e coentro em garrafas pet e, assim que possível, se organizaram para a distribuição às famílias. Como forma de orientar as famílias, foi elaborado um vídeo com os cuidados necessários, dicas de cultivo e de preparo das hortaliças.

Neste momento em que a pandemia se agrava, cultivar seu próprio alimento, além de saudável e fazer bem para a saúde física, pode ser terapêutico e contribuir para que o distanciamento social seja vivenciado com mais leveza.

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais