“Depois de um longo e tenebroso inverno…”

Desde 2018, a Diocese de Leopoldina se encontrava sem um Bispo, a partir da transferência de Dom José Eudes, nomeado bispo de São João d’el Rei.

Neste mês de outubro, foi nomeado o nosso novo Bispo – Dom Edson José Oriolo dos Santos. Em Ubá, que faz parte desta Diocese, a notícia foi acolhida com alegria e muita esperança – da parte do clero diocesano, como também de toda a Comunidade Católica!

Nossa Comunidade RSCM/Ubá também participa sinceramente desta alegria, como Povo de Deus e como Comunidade Religiosa.

Dom Oriolo nasceu em Itajubá (MG), em 18 de setembro de 1964. Cursou o ensino médio e a graduação em Filosofia no Seminário Nossa Senhora Auxiliadora em Pouso Alegre (MG). Graduou-se em Teologia no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP).

Foi ordenado padre em 5 de maio de 1990, na Igreja Matriz de São José Operário de Itajubá.

Em 15 de abril de 2015 foi nomeado bispo-auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e bispo-titular de Segia[2] Recebeu a ordenação episcopal em 11 de julho de 2015 na catedral de Pouso Alegre, tendo como sagrante principal Dom João Bosco Oliver de Faria, arcebispo de Diamantina e como consagrantes Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte e Dom José Luiz Majella Delgado, arcebispo de Pouso Alegre.

Em 30 de outubro de 2019 foi nomeado bispo de Leopoldina, sendo instalado na nova diocese em 25 de janeiro de 2020.