Deus chama-nos a uma Caminhada na Fé – Envio da Ir. Delva, rscm.

O drama do Corona Vírus mudou a vida e a rotina da humanidade.

Como Comunidade, estamos em quarentena desde março. Não podemos estar com o povo, nos territórios atingidos pela lama com o crime da Samarco, mas eles não saem de nosso coração, de nossos contatos via internet e de nossas articulações para atender a fome que tem pressa.

Neste tempo estamos estudando, revendo nossa comunidade e cuidando de nossa saúde e de nossos êxodos.

É preciso deixar muitas coisas, muitas certezas, que antes eram importantes e hoje são memórias, mas nos trazem outras possibilidades.

Deus chama-nos a uma Caminhada na Fé. O grito dos pobres ecoa mais fortemente em nós, partilhando os gritos, ouvindo as dores, celebrando as partilhas contínuas e nos inteirando dos acontecimentos do mundo, do planeta.

Várias LIVES que ouvimos nos convocam a ir ao encontro dos gritos dos Povos Indígenas, ribeirinhos, e o grito da Terra.

As cruzes, o silêncio das mortes, se transformam em gritos ensurdecedores das pessoas enlutadas que perderam seus entes queridos e não puderam enterrar seus mortos como família… Dentro deste grito nascem no coração os gestos de partilha de alimentos, cultura e saberes.

Da CRB Nacional, da POM e CNBB vem um pedido e é como um grito: num gesto concreto, pedem ajuda às Congregações para atender as comunidades indígenas e ribeirinhas da Amazônia, mais precisamente em Tonantins, que pertence à Diocese de Alto Solimões.

Nossa irmã Delva sente o chamado e se coloca para esta Comunidade. Rezamos e discernimos, para depois comunicar à nossa Coordenadora Regional e a Líder da Área, e contatos seguido com Irmã Maria Inês, Presidente da CRB.

Assim, os primeiros passos são dados: busca de documentos, vacinas, remédios e equipamentos de Insumos.

A Missão, o tempo, os objetivos e a formação da equipe vão se desenhar… gestar!

No dia 13 de junho aconteceu o encontro do nosso Regional, online. Assim fizemos o envio de Delva e todas as irmãs das diferentes comunidades abençoaram e fortaleceram essa nova Missão.

Os desafios são grandes, mas é a “Comunidade em saída” – Pôr-se a caminho. “Prontas a arriscar o novo e o desconhecido (DV); conscientes de toda interconexão, de toda a criação, proclamamos a abundância de vida para todos”; e agora é caminhar juntas, mulheres de esperança profética: Alessandra, das irmãs do Imaculado Coração de Maria; Zirlaide, Passionista e Delva, RSCM.

Desejamos ardentemente viver o nosso Carisma como “Mulheres de Paixão e Compaixão”. Não sabemos como será, mas o Papa Francisco nos convoca a “não ter Medo”. É a nossa nova Galileia, e estaremos com elas, todos os dias, como MISSÃO DE TODAS NÓS.

Comunidade Nossa Senhora da Luz / Linhares – Espírito Santo.