Dia Internacional da Menina

Neste 11 de outubro, as Unidades Socioassistenciais do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria (Área Brasil) irão celebrar o Dia Internacional da Menina, promovendo reflexões sobre as desigualdades de gênero, principalmente no contexto da pandemia Covid-19, mas também sobre os progressos alcançados na promoção de direitos das meninas e mulheres.

A data, proclamada pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 2011, considerou a promoção dos direitos e os desafios enfrentados por meninas e mulheres em todo o mundo.

Neste ano as celebrações desta data, para nós, iniciaram em setembro, quando as Unidades Socioassistenciais participaram de um concurso internacional promovido IDG Summit/UNICEF que realizará o evento Vozes das Meninas no website do Day of the Girl Summit.

Para o concurso, algumas meninas atendidas pelas Unidades Socioassistenciais de Ubá, São Sebastião e Serra gravaram pequenos vídeos em que elas sinalizavam sobre a exclusão digital e de gênero, principalmente no contexto da pandemia. Nossas meninas deram um show de desenvoltura e articulação!

Em seguida Ir. Rosa de Lima (coordenadora da Equipe Missão) produziu um texto reflexivo que foi divulgado nas Unidades Socioassistenciais.

Na contagem regressiva para o dia 11, recebemos com alegria o resultado do concurso e uma das nossas Unidades foi selecionada e terá direito a um post de destaque do seu trabalho no website do Day of the Girl Summit (www.dayofthegirlsummit.org) no dia 11 de outubro!

Sigamos promovendo espaços de reflexão e discussão  – para e com as nossas meninas!

Salve 11 de outubro!

Dia Internacional da Menina!

Rita de Cássia – Analista Pedagógica REAJE

Abaixo, veja os vídeos das meninas atendidas pelas Unidades Socioassistenciais e o texto reflexivo produzido pela Ir. Rosinha sobre o Dia Internacional da Menina.

 

Clique aqui e veja o Vídeo  1 – “Vamos Juntas?”

Clique aqui e veja o Vídeo  2 – 11 de outubro – Dia Internacional da Menina

Clique aqui e veja o Vídeo  3 – “Inclusão Digital, Já!”

 

Em 19 de dezembro de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas
votou para aprovar a resolução que adotou 11 de outubro A PARTIR DE 2012 como DIA INTERNACIONAL DA MENINA.

Por quê o DIA INTERNACIONAL DA MENINA?

Malala Yousafzai teve a vida transformada pelo tiro que levou no dia 9 de outubro de 2012, aos 15 anos.

Nova Iorque, 12 Jul 2013: a adolescente que marcou seu 16º aniversário com um discurso para o mundo na sede da ONU e é conhecida internacionalmente por seu primeiro nome: MALALA. Como estudante em Birmingham, na Grã-Bretanha, tentou se adaptar a uma nova escola, preocupando-se com deveres de casa e listas de leituras, enquanto sentia falta de seus antigos amigos no Paquistão.
Malala, de 15 anos, ficou conhecida dentro e fora do Paquistão em 2009, quando assinava, com apenas 12 anos, o blog Diário de uma Estudante Paquistanesa na BBC Urdu, site da BBC para o Paquistão. No blog, ela relatava as dificuldades de viver em uma região sob forte influência do Talebã e defendia a educação de meninas – a qual integrantes do grupo insurgente se opunha firmemente.
O Talebã disse que atirou em Malala porque ela “promove o secularismo” e prometeu atacá-la novamente, caso ela sobreviva. Por isso, há quem questione se seria seguro para a menina retornar a seu país.

O atentado contra a menina ocorreu quando ela voltava para casa da escola no dia 9 de outubro, na cidade de Mingora, no Vale do Swat.

Agora, em 2021, nossas queridas MENINAS dos Projetos Sócio-Assistenciais SCM prosseguem – e de uma maneira encantadora! –
esta batalha difícil dos DIREITOS HUMANOS, na perspectiva bonita que tanto nos caracteriza como Família de Gailhac, no seguimento de Jesus Cristo: PARA QUE TOD@S TENHAM VIDA!

Colaboração da Ir. Rosinha, RSCM