“Dia Internacional da Solidariedade Humana” é tema no encontro do grupo de Vivência –

No dia 20 de dezembro é celebrado o dia Internacional da Solidariedade Humana, foi refletido com as crianças e os adolescentes a necessidade de ações coletivas que possam amenizar situações de vulnerabilidade. A pergunta: “o que cada um de nós está disposto a fazer pelo bem do outro?” foi o ponto de partida para o trabalho com crianças e adolescentes que foram construindo pensamentos e dando respostas. Os assistidos puderam perceber a grande necessidade de um mundo melhor para todos.

Foi destacado que a data, estabelecida em 2005 por Resolução em Assembleia Geral da ONU, busca, por intermédio de suas ações, incentivar a promoção da solidariedade para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS), incluindo dentre elas a erradicação da pobreza. Nesse dia devem ser reforçados os compromissos e acordos internacionais a respeito da necessidade da solidariedade humana.

Para fechar a atividade, foi realizada com as crianças e os adolescentes, uma dinâmica sobre como devemos agir na prática, construindo juntos a Árvore da Solidariedade.

A mensagem passada para crianças e adolescentes é que possamos conviver em uma sociedade justa, com gestos de acolhimento e empatia, pois com o crescimento das desigualdades em todo o mundo, o fortalecimento da solidariedade se torna ainda mais necessário. Aprendemos o significado de solidariedade quando doamos de coração e, assim, nos sentimos imensamente recompensados.

Sheila Duriguetto – educadora Social