Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escolar – Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG

Existem muitos tipos de diversão e muitas maneiras de brincar. Bullying não é brincadeira, bullying é sofrimento, discriminação e desrespeito. Essa situação, infelizmente, está cada dia mais comum no meio social. Crianças e adolescentes se recusam a participar de grupos sociais, ou ir à escola, por medo de ofensas que, muitas vezes, deixam marcas duradouras e profundas. Pensando nisso, foram desenvolvidas, nesta primeira quinzena do mês de abril, atividades com a temática “Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência Escolar”. Diante dos últimos acontecimentos de violência nas escolas no país, e a forte onda de falsas ameaças de criminosos com intuito de alarmar e aterrorizar a população, considera-se de extrema importância a abordagem do assunto.

As crianças e os adolescentes foram levadas a compreender que o bullying é um comportamento que constrange, que humilha, que fere, que violenta os direitos um do outro. O objetivo é conscientizá-los acerca do que é brincadeira e o que é ofensa. Para completar a atividade, após as reflexões sobre o assunto, foi desenvolvido um jogo chamado “Gentileza versus Bullying”, em que todos os grupos puderam participar. O jogo é uma trilha, que faz uso de dados para avançar e, a cada avanço, perguntas relacionadas ao tema. Todos participaram e gostaram de colocar em prática o conhecimento adquirido.

No dia 13 de abril foi realizado pela coordenadora e pela psicóloga do Projeto Vida, em ambos os turnos, uma roda de conversa com as crianças e os adolescentes, em que foi abordada a temática. A ideia foi promover uma reflexão e espaço para verbalizar o que estão sentindo, diante do contexto atual, e o que podem fazer no dia a dia para superar os desafios impostos.

Salienta-se que essa temática deve e será abordada em outros momentos, visto que trata-se de uma questão que exige o constante combate e conscientização, a fim de contribuir com a cultura da paz na sociedade.

Camila Gumier – Coordenadora de Projeto Social

Gláucia Vaz – Educadora Social

Maria Alice Bottaro – Psicóloga