Eco Arte no Capão

“Não basta começar. É necessário continuar e progredir todos os dias”. Pe. Gailhac

A frase do Fundador escrita à uma Religiosa do Sagrado Coração de Maria (SCM), em 1875, ‘ecoa’ até os dias de hoje nas ações das RSCM e das leigas e dos leigos que, junto às Irmãs, atuam nos projetos e colégios SCM. Ouso dizer que esse “eco” é de alguma forma semeado nos corações das meninas e dos meninos atendidos nas Obras RSCM.

O artista grafiteiro e poeta – Henrique Alves de Oliveira conhecido artisticamente como “Tsade”, foi uma criança e um adolescente do Projeto de Vida das RSCM no bairro Lagoa, em Minas Gerais. Hoje, Henrique tem 24 anos e faz parte do Projeto Socioambiental ‘Núcleo Capão – Projeto Manuelzão’, uma iniciativa da UFMG.

O Projeto Capão tem o intuito de revitalizar e de implementar o Parque do Capão, localizado no bairro Lagoa, na Grande BH.

Henrique, por meio de sua arte, colabora desde 2017 com o Projeto. Ele é o responsável pelos painéis pintados nos muros, à margem do Córrego do Capão, que proporciona à comunidade um ‘corredor cultural’ a céu aberto, unindo ação socioambiental com a arte do grafite, o que favoreceu também para divulgação do Projeto. E os benefícios das ações não param por aí!

As intervenções, por meio do grafite e do plantio, promovem qualidade de vida para as pessoas, diminuindo a violência, a opressão, e oferta à comunidade a sensação de pertencimento ao território e ao meio ambiente, atenuando a vulnerabilidade da região, e permitindo uma vida mais digna aos moradores.

Henrique é daqueles ‘frutos Gailhaccianos’, quando ele diz: “trazendo à vida o que antes estava morto’, ao partilhar o que o motivou a dar outro sentido aos muros ao redor do córrego do Capão. Isso também nos remete à lembrança da frase do Fundador que abriu este texto: “Não basta começar. É necessário continuar e progredir todos os dias”, o que, certamente, Henrique aprendeu muito bem.

Colaboração – Míriam Carmélia Lopes, secretária da Área Brasil.

Veja abaixo um vídeo, em que Henrique apresenta o Projeto Capão e a sua arte.