Equipe de Formação na comunidade Coração de Maria – Vitória – ES

“Caminhemos na Esperança” foi o mantra forte desta comunidade.

A Encíclica Fratelli Tutti é muito fácil de ler por causa da linguagem pastoral do seu autor, Papa Francisco. Um Papa corajoso. Ele a assinou no túmulo de São Francisco, em Assis. O texto bíblico do Samaritano foi muito bem escolhido para embasar a Encíclica. O samaritano cuida do caído, tem misericórdia com gestos concretos. E hoje toda a humanidade caída está simbolizada neste homem ferido que espera gestos de humanização.

O Papa se preocupa com os migrantes, com as minorias que sofrem exclusão; se preocupa com a cultura do encontro, do diálogo, da amizade social entre as nações; é a fraternidade e a irmandade universal. Temos que acolher e respeitar as diferenças porque a exclusão faz sofrer, na comunidade ou para além dela.

Tudo nesta Encíclica reforça a urgência de sermos uma “IGREJA EM SAÍDA” – uma “VIDA RELIGIOSA EM SAÍDA. ” Como para esta comunidade? Começando por uma mudança de compreensão de Igreja e de VRC. Para quem ainda tem condições de sair, de ir ao encontro, continuar. Para quem não pode mais sair, trazer o mundo com suas grandes questões e problemas, para dentro do coração e conversar com Deus sobre isso. E ser uma “Igreja em saída” e uma “VRC em saída,” começando dentro da própria comunidade com as irmãs e com as colaboradoras leigas.