“ESTAMOS NESTA TERRA PARA SER MISSÃO” (Papa Francisco)

PAZ E BEM!

Creio que minhas palavras são muito limitadas, para descrever minha experiência nesta Comunidade Inter-Congregacional, na Prelazia de São Felix do Araguaia. Terra rica de alegria, acolhimento, descobertas e missões.

O que encontrei aqui foi uma juventude fervorosa, que carrega no coração a construção do amor, da esperança e principalmente de lutas na busca do seu protagonismo. Pois ela representa uma Igreja em constante transformação. Juventude cujo sol é um companheiro indispensável na caminhada, rumo a um compromisso de continuar a missão, de anunciar e testemunhar o Evangelho a outros jovens. Uma Prelazia geograficamente extensa, de um povo gingante, na bondade e no acolhimento. Pessoas humildes financeiramente, mas abundantes na fé e de bondade sem igual, que abrem as portas de suas casas para juntos rezarem, pedindo a Santa Mãe de Deus que olhe por eles e por todo o povo.

Quero, com muito carinho, ressaltar a grande participação e missão das religiosas junto ao povo de Deus desta região, principalmente a Comunidade Santíssima Trindade, nas pessoas de:  Ir. Daniela, Ir. Lucilene e Ir. Fátima. Mulheres de coragem que, com muita dedicação, doam seus dons a este povo.

Com elas tive a grande alegria de fazer uma experiência com os indígenas da etnia Xavante; para mim foram momentos de muita alegria e de descobertas. Pude perceber o enorme carinho com que elas trabalham, gerando assim respeito mútuo entre as culturas. Povo abençoado pelo Criador, que olha para o céu, planta suas sementes e agradece pela tão preciosa chuva. Povo que busca seu lugar, sua terra para viver na paz e harmonia.

Agradeço imensamente a minha Congregação – Irmãs Franciscanas da Penitência – por esta grande oportunidade de estar aqui e todo o carinho com que fui recebida nesta comunidade.

“Louvado seja o Senhor que conduz a História”.

Mariana Matos

(Postulante na Congregação das Irmãs Franciscanas da Penitencia)