Festa típica regional virtual no Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG

Em clima de festa e muita diversão, foi realizado no dia 28 de julho, um encontro virtual em alusão ao período de festas juninas/julinas, mas com um “toque” diferente do habitual. Além de ser na modalidade online, devido a situação da pandemia, a atividade abordou diversas danças, vestimentas da cultura brasileira.

Além de as crianças e os adolescentes, as famílias também foram convidadas a participar desse evento e foi sugerido que se caracterizassem, mostrando os ritmos do Brasil, podendo ser de festa junina/julina, do samba, do frevo, etc. O importante era “vestir alegria”!

A equipe de trabalho da Unidade, juntamente com os oficineiros de Dança, Teatro e Capoeira, também estavam com suas vestimentas e acessórios, promovendo muita informação cultural e diversão.

Após a abertura com a coordenadora Camila Gumier, o oficineiro de Teatro, Maykon Ray, explicou sobre a origem, influências e adaptação da festa junina/julina e suas vestimentas aqui no Brasil. Também o oficineiro de Capoeira, Diego Miguetti, trouxe informações sobre a ginga da capoeira, estratégia utilizada pelas pessoas escravizadas para que a luta parecesse com uma dança; assim, os escravagistas não se importavam tanto, já que eles estavam apenas dançando. E tudo isso, interagindo com os participantes, realizando alongamento, prática da ginga e de alguns movimentos da capoeira. Na sequência, o oficineiro de dança, João Bebiano, com apoio do Maykon, apresentou vários ritmos regionais brasileiros como samba, carimbó, jongo da serrinha, chula e frevo.

Essa ação foi um momento rico, para as crianças, adolescentes e famílias, de conhecimento cultural regional, alargando ainda mais a visão das tantas misturas, expressões artísticas e beleza que nosso país tem. Oportunidades assim, sempre colaboram no fortalecimento de vínculos entre os atendidos, suas famílias e a Unidade.

Camila Gumier – Coordenadora de Projeto Social