Notícias do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino – Ubá/MG

Grupo de Convivência – O Garoto, o martelo e os pregos

Foi realizada, com as crianças e adolescentes do Projeto Vida Ir. Maria de Aquino, uma atividade com a intenção de orientá-los quanto a necessidade de controlar os impulsos.  Para isto, foi realizada uma dinâmica, utilizando um pedaço de madeira, um martelo e pregos. Combinou-se com as crianças e adolescentes que, todas as vezes que sentissem raiva ou vontade de ofender um colega, pregassem o prego na madeira.

A educadora social contou a história de um garoto que vivia muitos episódios de raiva e que seu pai combinou com o filho que, cada vez que sentisse raiva, deveria pregar um prego na cerca dos fundos de sua casa. Foi observado que, na medida em que os dias passavam, o número de pregos na cerca diminuía, pois o garoto procurava sempre controlar seus impulsos; até chegar ao ponto de não mais necessitar pregar os pregos na cerca. Seu pai o chamou para arrancar os pregos da cerca; feito isso, o parabenizou por ter aprendido a controlar sua raiva e seus impulsos. No entanto, pediu ao garoto que observasse como ficou a cerca, mostrando a ele que a cerca nunca será a mesma, pois as marcas dos pregos nela permanecerão.

Todos conseguiram compreender sobre a necessidade de controlar seus impulsos, tendo em vista que, quando magoamos alguém, mesmo que peçamos desculpas, as marcas continuarão.

Sheila Duriguetto – Educadora Social

Encerramento do 1º Subtema “A paz é fruto da justiça”

Para o encerramento do 1º subtema, as educadoras sociais prepararam uma roda de conversa com as crianças e adolescentes com o objetivo de relembrar os temas trabalhados ao longo do trimestre. Foram colocados, no centro do círculo, as fichas com os assuntos abordados. As crianças e adolescentes deveriam escolher uma ficha e falar o que aprenderam sobre o tema. Os educadores ficaram alegres com as respostas das crianças e adolescentes, pois indicaram que o conteúdo foi aprendido.

Sheila Duriguetto – Educadora Social

Grupo de Convivência – o que tem dentro do meu coração

Durante a semana de combate ao bullying, as educadoras sociais conversaram com as crianças e adolescentes sobre o crescimento da violência e sobre a necessidade de dizer NÃO à violência.

Para dar subsídio à conversa, foi realizada a leitura e a reflexão do texto “Diga não à violência”. Na sequência, as crianças e adolescentes comentaram sobre os tipos de violência que são praticadas na atualidade. Posteriormente, foi construído um mural com a frase: o que tem dentro do meu coração? Cada participante expressou seus sentimentos, suas atitudes e o que precisa ser melhorado, para que possam contribuir com um mundo de paz.

Sheila Duriguetto – Educadora Social

Introdução ao 2º Subtema “Diversidade Cultural e Cidadania”

Foram refletidos com as crianças e adolescentes os objetivos e pretensões com as atividades que serão realizadas dentro  do 2º Subtema “Diversidade Cultural e Cidadania”.

Refletimos que cada um deve fazer a sua parte para que tenhamos uma boa convivência em sociedade; ressaltamos que somos sujeitos de direitos e deveres e que a cidadania deve ser exercida de forma harmônica. Diante desta introdução ao subtema, foi possível perceber que crianças e adolescentes estão bastante interessados neste assunto.

Sheila Duriguetto – Educadora Social

Oficina de dança

Em busca de ampliar a oferta de oficinas para as crianças e adolescentes que frequentam o Projeto Vida Ir. Maria de Aquino, foi realizada uma parceria com o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS do Bairro Vila Casal. Com esta parceria, o Projeto Vida conta agora com a Oficina de Dança. O CRAS solicitou que, sempre que possível, a oficina seja aberta para as demais pessoas da comunidade, o que é muito positivo, para que a interação com a comunidade aconteça. As oficinas foram iniciadas em maio, para as crianças do turno da tarde. Elas são ministradas pelo educador Lucas que, de uma maneira dinâmica, interagiu positivamente com as crianças e adolescentes.

Ozias Fonseca – Coordenadora.

Grupo de Convivência – Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Com o objetivo de conscientizar os atendidos acerca da necessidade do combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, foram realizadas atividades sobre o tema.

Inicialmente, aconteceu uma roda de conversa, onde refletimos sobre: as formas de violência praticadas contra as crianças e adolescentes; o que caracteriza o abuso sexual; a história do dia 18 de maio; e o 5º artigo do ECA “Nenhuma criança ou adolescente será objeto de qualquer forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, punido na forma da lei qualquer atentado, por ação ou omissão, aos seus direitos fundamentais.” Em seguida, as crianças e adolescentes falaram o que podemos fazer para acabar com o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Como culminância do tema, foi construída a 4ª edição da cartilha explicativa de Prevenção ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A cartilha aborda de forma objetiva o conceito de abuso e exploração sexual e suas consequências na vida de suas vítimas. Além da cartilha, durante a oficina de artes, foram confeccionadas flores (símbolo da campanha), que serão distribuídas para a população no dia da mobilização de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que acontecerá em parceria com o Centro de Referência Especializado em Assistência Social- CREAS.

Ozias Fonseca – Coordenadora.