Notícias do Projeto Vida Padre Gailhac – Serra/ES

Notícia 1

 Projeto Vida Comemora 23 Anos em Defesa da Vida

O Projeto Vida Padre Gailhac de Serra/ES comemorou no último dia 08 de abril, 23 anos em defesa da vida, atuando com crianças, adolescentes e famílias na comunidade de Jardim Carapina. O clima de festa contagiou a todos e a todas. A programação diferenciada contou com jogos e atividades recreativas, contação de história e o tradicional parabéns.

A contação da história do Projeto Vida foi um momento muito especial, em que os educadores, por meio de uma apresentação teatral, fizeram o resgate histórico da fundação do Projeto Vida. Iniciaram pelo chamado de Deus às Religiosas do Sagrado Coração de Maria, há 23 anos, para que começassem uma obra que pudesse acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Na apresentação, passaram por todo o caminho percorrido até chegar aos dias atuais.

O projeto Vida não é um prédio ou salas de oficinas com plaquinhas na porta. O projeto Vida é as crianças e os adolescentes que, diariamente, dão cor e vida a este lugar. São as crianças e os adolescentes que já estiveram aqui, nos permitiram conhecê-los e construir, juntos, memórias tão bonitas; são os profissionais, os parceiros/as que aqui estão e por aqui passaram, que generosamente contribuíram para que a chama missionária permaneça acesa.

Inspirados pelo carisma de Padre Gailhac e pelas Religiosas do Sagrado Coração de Maria, aqui estamos pela vida, em sua forma mais plena. Somos pessoas, humanos, cidadãos e cidadãs lutando por uma realidade social mais justa, que proporcione uma vida digna a todos e todas irmãos e irmãs deste nosso país.

“Não deixe a lamparina apagar, pois a missão de Gailhac deve continuar”

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais.

Notícia 2

PÁSCOA É ESPERANÇA

O Projeto Vida celebrou junto às crianças e aos adolescentes a Páscoa com um momento de profunda reflexão. Ao resgatarmos o sentido da Páscoa nos vem à cabeça a figura de um homem que deixou um importante legado para a humanidade. Que antes de ser santo, foi homem, humano, foi perseguido e teve a vida ceifada por aqueles que não acreditavam nos seus ideais de justiça.

Ao humanizarmos a figura de Jesus Cristo, nos questionamos se caso ele vivesse no mundo contemporâneo e tivesse o poder mobilizador que teve antes, se teria um destino diferente. O que constatamos é que a perversidade do mundo, em busca de poder e dinheiro, não mudou muito e vemos isso quando outros líderes do povo são cruelmente silenciados.

A Páscoa é a Ressurreição de Jesus Cristo, e com ele renascem todos os seus ideais. A Páscoa é a esperança em um mundo mais justo e menos cruel. No momento de celebração, à medida que as crianças e os adolescentes colocavam as flores no vaso, refletiam sobre os desafios cotidianos e se enchendo de ESPERANÇA construíam a perspectiva de um mundo pacífico, justo, amoroso, tolerante, e respeitoso.

Ao fim da celebração, as crianças e os adolescentes participaram de uma oficina culinária e produziram deliciosos biscoitos de chocolate. Cada criança e adolescente pôde levar para casa um saquinho com os biscoitos produzidos e um ovo de páscoa que foi doado por uma Instituição parceira. Refletindo sobre a filosofia africana do UBUNTU, que afirma que é impossível eu estar feliz se para isso alguém precise estar triste, firmaram o compromisso de abrir os presentes no domingo para partilhar com a família.

FELIZ PÁSCOA!

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais.

Notícia 3

Via Sacra da Criança e do Adolescente – 2019

As crianças e os adolescentes do Projeto Vida Padre Gailhac participaram, no dia 17 de abril, da Via Sacra da Criança e do Adolescente.

Este evento, promovido pela Pastoral da Criança e do Adolescente, é um ato público que conta com a participação de várias instituições de atendimento crianças e adolescentes da Região Metropolitana de Vitória. As entidades se reúnem para fazer ecoar o grito das periferias que clamam pela garantia de direitos.

Por meio de apresentações artísticas, as crianças e os adolescentes relacionam o martírio de Jesus com o sofrimento diário vivido pelas comunidades das periferias do nosso país. E, com isso, cobram do poder público e da sociedade uma postura mais atenciosa e humana.

A Via Sacra da Criança e do Adolescente normalmente acontece em forma de caminhada pelo centro da capital, mas devido à chuva que caía na manhã do dia 17, todo o ato aconteceu dentro da Catedral Metropolitana de Vitória e contou com a participação do Arcebispo de Vitória, Dom Dario Campos. Foi um momento reflexivo, que visou promover a construção de um pensamento crítico sobre a sociedade e a construção de uma consciência cidadã fundamentada em valores cristãos.

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais

Notícia 4

Celebração de PÁSCOA, entre os profissionais do Projeto Vida.

Celebramos, como equipe de colaboradores do Projeto Vida, um momento de Páscoa. Iniciamos a nossa celebração refletindo sobre o olhar, sobre a capacidade que temos de olhar o outro e perceber coisas que vão além da aparência física. Ao exercitarmos a empatia, somos capazes de, em pequenos gestos, transformar nossas relações sociais.

Ao refletir sobre a preparação para a Páscoa, propusemos uma dinâmica para nos libertar de todos os sentimentos, atitudes, preconceitos que nos impossibilitam avançar, e assim pudéssemos abrir o nosso coração para deixar nascer em nós os sentimentos mais puros. Ao escrever estes sentimentos, exercitamos a auto avaliação e buscamos realizar uma reforma íntima, que é um dos grandes princípios da quaresma.

Inspirados por Pe. Gailhac, firmamos o compromisso de deixar renascer em nós, nesta PÁSCOA, todos os melhores sentimentos, e que nesta possibilidade de renovação coloquemos todos os nossos dons ao serviço do outro e da missão!

Feliz Páscoa!

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais.

Notícia 5

ACOLHIDA- Recepção, Carinho e Reflexão.

Todos os dias, ao chegarem no Projeto Vida, as crianças e os adolescentes participam de um momento de acolhida, em que são recepcionados pelos educadores e é realizada alguma dinâmica que lhes permita refletir sobre alguma temática cotidiana. Pensando em agregar ainda mais conteúdos a este momento, a equipe de educadores tem diversificado a linguagem utilizada.

Alguns dos momentos realizados foram:

Jardim de Valores – as crianças e os adolescentes plantaram em um pequeno vaso uma semente. Cada vaso representava um valor importante a ser fortalecido na infância e precisamos fazer germinar em nossos corações. Durante a semana puderam acompanhar a germinação, o crescimento da plantinha e avaliar coletivamente a germinação dos valores nos grupos.

Se todos falam ao mesmo tempo, ninguém se escuta – Para abordar a importância da atenção e do respeito na comunicação, a equipe preparou um esquete teatral, que possibilitou que as crianças e os adolescentes se percebessem e refletissem sobre o assunto;

Opressor e oprimido – nesta dinâmica foi proposta uma reflexão sobre situações de desrespeito e intolerância, comuns na sociedade atual e que acabam sendo culturalmente naturalizadas;

Vamos preencher de amor – esta atividade propôs que as crianças e os adolescentes refletissem sobre a ideia simbólica de um coração vazio desenhado no chão e foram provocados a enchê-lo de coisas boas.

Além destes, vários outros momentos foram e continuam sendo realizados pela equipe. Logo, logo teremos mais notícias do Projeto Vida Pe. Gailhac de Serra.

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais.