Notícias do Projeto Vida Padre Gailhac – Serra/ES

Projeto Vida de Serra promove mostra de encerramento do primeiro eixo temático: Convivência Social – Entre Coloridos e Saberes

Foi com muita alegria que aconteceu, dia 25 de maio, a mostra artística com alguns resultados dos trabalhos realizados nas oficinas durante os primeiros quatro meses de 2019. Durante estes quatro meses, foram desenvolvidas atividades relacionadas ao Eixo Convivência Social – Entre Coloridos e Saberes, que pretende mediar e fortalecer as relações de convivência das crianças e adolescentes, uns para com os outros e com a família e comunidade.

A tarde foi muito animada e famílias que se fizeram presentes, além de assistirem a apresentação de diversos números artísticos e participarem de um bate-papo sobre o 18 de maio, levaram para casa um jornal, editado pelos adolescentes do Projeto, com uma retrospectiva do Eixo I, e um fanzine (livreto artesanal) informativo, com orientações sobre a campanha do 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O percurso socioeducativo proposto pelo Projeto Vida de Serra contempla três eixos temáticos: Convivência Social, Direito de Ser e Participação Social. O Eixo I terminou com muita alegria e, da mesma forma, se inicia o Eixo II, cheio de boas ideias e grandes expectativas.

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais

Atividade Intergeracional – Gerações se Unindo por Meio de Brincadeiras

Foi promovida, no último dia 27 de maio, uma atividade intergeracional, entre as crianças e adolescentes do Projeto Vida, adolescentes, jovens, e idosos de outros Projetos do Território. A atividade, intitulada “Gerações se Unindo por Meio de Brincadeiras”, trazia em sua programação jogos e brincadeiras, planejados com referência na Semana Mundial do Brincar, e especialmente pensados para a promoção da integração entre todos os participantes. Os saberes e ciclos de vida de cada participante foram respeitados e valorizados, resultando em uma manhã e tarde muito agradáveis e divertidas.

Esta atividade fez parte de um circuito promovido pela rede socioassitencial do território em parceria com o CRAS-CAI de Jardim Carapina, que culminará com um grande encontro entre todos os Serviços.

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais

18 de maio – dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes

Todos os anos a Rede Socioassistencial de Serra promove, junto às unidades socioassitenciais da cidade, uma caminhada em apoio à Campanha Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes; e este ano não foi diferente.

Cerca de 80 crianças e adolescentes do Projeto Vida se uniram a outras centenas de pessoas na caminhada que cruzou as ruas do Bairro de Laranjeiras, o maior centro comercial da cidade. A caminhada contou com a presença de Jeremias Reis, criança de um projeto social da cidade e ganhador do The Voice Kids, e também com uma apresentação preparada pelos adolescentes do Projeto Vida.

A apresentação que foi feita em cima de pernas de pau, trouxe aos presentes e transeuntes, de forma leve e criativa, orientações importantes sobre o tema. Esta caminhada é um ato público que visa a sensibilizar a comunidade sobre a garantia da proteção integral às crianças e adolescentes. E, no que diz respeito à participação das crianças e adolescentes, pretende estimular o exercício consciente da cidadania e a construção de uma consciência social crítica.

Wellington Fernandes – orientador de Atividades Socioassistenciais

Semana Mundial do Brincar – O Brincar que Abraça a Diferença.

Durante os dias 28, 29 e 30 de maio, o Projeto Vida Padre Gailhac de Serra entrou no ritmo das brincadeiras. Com muita animação e trabalho em equipe, uma grande gincana foi realizada em comemoração à Semana Mundial do Brincar.

A Semana Mundial do Brincar é uma iniciativa da Aliança Pela Infância, que mobiliza grupos em todo o país para que, nesta semana, se envolvam no movimento de garantia do direito à infância, em toda a sua pluralidade. O tema deste ano foi “O Brincar Que Abraça a Diferença”, relacionado com o Eixo Temático Direito de Ser, desenvolvido no Projeto Vida.

Dentre as provas, uma envolveu uma causa muito importante. As crianças e adolescentes tiveram a tarefa de recolher pela comunidade garrafas plásticas e latas de alumínio recicláveis. Além de garantir o direito de brincar, de aprender e experimentar, esta gincana também pode construir um olhar de cuidado com a comunidade, no que diz respeito ao descarte indevido de lixo e uma consciência global em relação ao meio ambiente. Foi exaltada neste momento a figura dos coletores, que fazem um trabalho importante nas ruas e que muitas vezes são desprezados. As garrafas e latas foram doadas à família de uma das crianças atendidas pelo projeto, que realiza este trabalho de coleta de materiais recicláveis.

A gincana que teve um caráter competitivo chegou ao fim com uma reflexão valiosa. Ao avaliarmos as atividades realizadas e tudo o que foi construído de conhecimento durante os três dias, chegamos à conclusão de que todos são vencedores. Todos trabalharam em equipe, fizeram amigos, divertiram juntos, ajudaram o meio ambiente, aprenderam com as diferenças dos colegas e ganharam várias outras coisas que não vêm embrulhadas em uma caixa de presente, ou são compradas em loja – estes tesouros só são adquiridos quando convivemos com o outro. Todas as crianças voltaram para a casa levando um brinquedinho simples, para que continuem brincando, e um cartão onde estavam descritos estes tesouros, para que nunca sejam esquecidos.

Wellington Fernandes – orientador de Atividades Socioassistenciais

O Projeto Vida de Serra recebe comissão de estudantes da África do Sul

O Projeto Vida Padre Gailhac de Serra teve o prazer de receber, no último dia 31 de maio, uma comissão de estudantes da área de pedagogia, psicologia e serviço social da África do Sul, que participam de um projeto na Universidade Federal do Espírito Santo. Estavam presentes na visita: a Secretária de Assistência Social do Município de Serra, a Coordenadora do CRAS-CAI de Jardim Carapina e alguns professores da UFES.

O Município de Serra vem se destacando no trabalho desenvolvido pela Rede de Assistência e tem se tornado referência no Estado do Espírito Santo, no que tange à execução e consolidação de políticas públicas de Assistência Social; e, por este motivo, fez parte do roteiro de visitas das pesquisadoras.

A Infância é a área de pesquisa das estudantes e o Projeto Vida foi escolhido para compartilhar a experiência e as concepções sobre o atendimento realizado diariamente à crianças e adolescentes de 06 a 15 anos.

Wellington Fernandes – orientador de Atividades Socioassistenciais