Notícias do Projeto Vida Padre Gailhac/ Serra-ES

Crianças e Adolescentes do Projeto Vida de Serra fazem parte da Abertura do Forum JPIC no CSCM- Vitória

A abertura do Fórum JPIC no Colégio Sagrado Coração de Maria, em Vitória, aconteceu no dia 28 de outubro. Foi uma cerimônia emocionante e o Projeto Vida teve uma participação especial.

A noite foi marcada por uma retrospectiva dos 75 anos do CSCM – Vitória, evidenciando marcos históricos importantes nesta trajetória. Não podia faltar um pouquinho da história do Projeto Vida, que há 23 anos caminha na defesa da vida, sempre lado a lado com o CSCM.

Educadores, crianças, adolescentes e ex-adolescentes contribuíram para eternizar este momento entoando com muita alegria o Hino do Projeto Vida.

…“Existe um cantinho de alegria

Onde a tristeza não tem lugar

Onde o amor não pode faltar

A fé e a arte também têm seu lugar”…

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais

Campeonato de Xadrez mobiliza crianças, adolescentes e famílias do Projeto Vida de Serra.

No último dia 09 de novembro, crianças, adolescentes e famílias do Projeto Vida se uniram em uma atividade muito especial: um Campeonato de Xadrez.

Durante o ano de 2019, o desenvolvimento do xadrez foi uma estratégia utilizada pela oficina de esportes, como alternativa à impossibilidade de ocupar os espaços públicos para a realização de outras atividades devido à situação de violência. Entretanto, a participação das crianças e dos adolescentes do Projeto Vida surpreendeu. Percebeu-se nos grupos um grande interesse pela atividade que se desdobrou, inclusive, na abordagem de questões relacionadas ao uso da tecnologia e jogos com temáticas violentas.

O xadrez é uma atividade que desenvolve diversas habilidades, entre elas: memória, concentração, planejamento, tomada de decisões, entre outras. O campeonato foi uma oportunidade importante para a valorização das potencialidades das crianças e adolescentes envolvidas, e de aproximar mais um pouco do nosso trabalho as famílias, que fizeram questão de estar presentes.

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA – Crianças e adolescentes do Projeto Vida celebram a diversidade cultural brasileira com uma programação bem animada.

Aconteceram na segunda quinzena do mês de novembro as atividades do Projeto Vida Padre Gailhac voltadas à consciência negra, e nem a chuvarada que caía no Espírito Santo nesse período tirou a beleza do momento.

A programação contou com oficinas temáticas de: Pintura corporal afro futurista, Fotografia, Tiaras e turbantes e Penteados e tranças. As famílias foram convidadas a participar deste momento de valorização e construção de estima social relacionada às características e elementos da cultura afro-brasileira.

Além das oficinas, mais dois momentos festivos fizeram parte da ação: A realização do Desfile da Beleza Negra, que busca o fortalecimento da identidade negra e a construção da autoestima e a mostra cultural que este ano foi completamente protagonizada pelas crianças e pelos adolescentes. O evento foi dividido em blocos que, intercalados com apresentações artísticas, contavam a trajetória dos negros no Brasil desde antes da escravidão até os dias atuais.

O dia 20 de novembro é lembrado no país todo como aniversário da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou pela libertação do povo contra o sistema escravista. Esta data é mais que necessária para abrir discussões que visem o combate ao racismo e para trazer a consciência de que este combate deve acontecer dia-a-dia, nas nossas relações, decisões e atitudes. A busca por um mundo melhor começa sempre em nós.

Ser JPIC é lutar pela justiça racial!

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais

JPIC no Projeto Vida

O JPIC – Justiça, Paz e Integridade da Criação – é uma responsabilidade social assumida pelas Religiosas do Sagrado Coração de Maria, que visa a abordagem destes três eixos durante o processo da formação humana promovida pelas ações do Instituto. Desta forma, todas as atividades desenvolvidas no Projeto Vida buscam a promoção da cidadania para um mundo mais justo, pacífico e íntegro.

No último dia 31/10, recebemos no Projeto Vida de Serra a visita da Irmã Audília Cunha que, com muito entusiasmo, promoveu um bate papo com a equipe de colaboradores, reacendendo a chama missionária e o compromisso na defesa da vida. E a programação não parou por aí! Durante a tarde fizemos mais uma intervenção artística na comunidade, onde foram instaladas várias lixeiras produzidas pelas crianças e adolescentes. Durante a ação, foram entregues panfletos informativos sobre o descarte correto do lixo e consciência ambiental.

JPIC é educação ambiental. JPIC é cuidar da casa comum!

Wellington Fernandes – Orientador de Atividades Socioassistenciais

Aniversário de Pe. Gailhac

No dia 13 de novembro, para comemorar o aniversário de Pe. Gailhac, os colaboradores do PVPG realizaram um momento de reflexão e espiritualidade por meio da leitura de uma de suas cartas.

Com o tema “A uma comunidade a quem exorta a viver na presença de Deus” – a partir da leitura foi refletido sobre os valores que nos aproximam de Deus, como: caridade, compaixão e perdão; também falamos sobre o que nos afasta d’Ele.

O instante foi marcado pelas falas das crianças e dos adolescentes, ao reconhecer Pe. Gailhac como um homem de fé, de coragem, de solidariedade e que lutou pelas pessoas.

Após a reflexão sobre a carta, houve uma dinâmica em que cada criança foi convidada a pensar como se estivesse na presença do aniversariante: cada um colheu uma “folhinha” no altar que estava posto ao centro da sala e escreveu uma mensagem de felicidade e de agradecimento.

As “folhinhas” comporão uma árvore que representará Gailhac e toda a obra da congregação, que acontecerá em um momento de acolhida.

O momento foi finalizado com um abraço simbólico em que todos se abraçaram como se estivessem abraçando Gailhac.

Educadores Sociais e Coordenadora

Celebração Consciência Negra

No dia 27/11, aconteceu a culminância dos trabalhos sobre a temática da consciência negra, realizada pelas oficinas de convivência I, II, artesanato e capoeira.

Os trabalhos foram desenvolvidos por meio de conversas, vídeos, construção de painéis didáticas, que motivaram a reflexão sobre a valorização das nossas origens, nossas características e identidade.

Para a culminância, a oficina de convivência I apresentou a história “menina bonita do laço de fita” (Ana Maria Machado) e o poema “gritaram-me negro” ( Vitória Santa Cruz).

A oficina de convivência II apresentou em forma de dança as músicas “Pérola negra” (Daniela Mercury) e “Identidade” (Jorge Aragão).

A oficina de capoeira apresentou a encenação da música “Navio negreiro” (Professor Perninha)

A oficina de artesanato construiu um painel e contribuiu com a construção dos figurinos para as apresentações.

Houve um grande envolvimento de todos os beneficiados(as) com as apresentações, que contaram também com a participação de algumas famílias que vieram prestigiar o evento.

Educadores Sociais e Coordenadora

Jornada Literária do DF

No dia 14/10 as crianças e os adolescentes do Projeto Vida Pe. Gailhac, de São Sebastião, participaram da Jornada Literária do DF, realizada no Instituto Federal de Brasília (IFB).

O evento foi marcado pela apresentação do escritor, ilustrador e performer Ivan Zigg, ganhador do Prêmio Jabuti de Melhor ilustrador. Ivan fez performer de alguns de seus livros, falou sobre a originalidade e criatividade para criação de desenhos e também apresentou alguns livros que ilustrou.

A participação no evento objetivou contribuir para aproximação entre leitor e escritor, visando motivar o gosto pela leitura e o interesse pelo desenvolvimento de habilidades como desenhos e escrita. Durante o evento, os beneficiados interagiram com o artista fazendo perguntas e interferindo nos desenhos.

Uma criança do Projeto Vida foi convidada para ser modelo para desenho de Ivan, que retratou em forma de gatinha, explicando que esse personagem surgiu a partir do seu olhar sobre a menina.

No final das apresentações o Projeto Vida foi contemplado com uma das obras do autor.

Educadores Sociais e Coordenadora

Momento de Espiritualidade com o Coordenador do SOR – Fernando Kotz

No dia 25/11, a equipe do Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião participou de um momento formativo de Espiritualidade com o coordenador do SOR, Fernando Kotz, que socializou a sua experiência de vivência na França, onde conheceu de forma mais profunda a história e o carisma de Gailhac e seus parceiros mais próximos, Apolônia/Mère Saint Jean e Padre Martin.

 A experiência foi compartilhada por meio de roda de conversa e slides com fotos e vídeos. Foram apresentados lugares que fizeram parte da história de Gailhac como: a casa em que ele morou, escola onde estudou, igrejas que frequentou e obras que construiu. Um dos momentos mais marcantes da partilha foi a apresentação da fonte onde Gailhac tinha seus momentos de comunhão com Deus. Outro momento também emocionante foi ver a imagem do coração de Gailhac, em perfeito estado após décadas de sua morte.

Para os colaboradores do PVPG-SS a vivência contribuiu no sentido de aprofundar o conhecimento sobre o carisma do fundador da instituição e motivar ainda mais na continuidade da missão.

Educadores Sociais e Coordenadora