Participação nas conferências livres de Assistência Social fortalece a participação social e o protagonismo de crianças e adolescentes – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

No dia 17/06, o Projeto Vida Padre Gailhac participou da Pré-Conferência Livre de Assistência Social para Crianças e Adolescentes no espaço do Projeto Vila da Cidadania, no Morro da Cruz. Na semana seguinte, no dia 24/06, participou também da 1ª Conferência Livre de Assistência Social de São Sebastião, realizada no Instituto Federal de Brasília – Campus São Sebastião. Os encontros foram organizados com o propósito de discutir as demandas locais em relação aos serviços de assistência social ofertados pelos equipamentos públicos de referência no território – Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

Participaram desses momentos uma criança e dois adolescentes da Unidade Socioassistencial, acompanhados pela educadora social, Vânia Rodrigues, e pela coordenadora da instituição, Sebastiana Ramos. A participação das crianças e adolescentes foi precedida de todo um trabalho preparatório durante as oficinas dos Grupos de Convivência, em que foram desenvolvidas rodas de conversa, debates, construção de cartazes e apresentações sobre os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) presentes na comunidade.

Para além dos trabalhos realizados com os beneficiados e anterior à 1ª conferência, foi elaborado um questionário, enviado às famílias, para obter informações de avaliação e sugestões de melhorias dos serviços prestados pelo CRAS e CREAS.

Como forma de mobilizar as famílias e a comunidade, a equipe do PVPG gravou um vídeo institucional convidando a todos para participarem da conferência no dia 24.

Durante a participação, os beneficiados falaram sobre a importância dos serviços prestados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e também sugeriram propostas para melhoria da política como, por exemplo, a criação de um cartão coletivo para que as crianças e os adolescentes tenham acesso gratuito ao transporte coletivo visando assim a garantia do acesso ao SCFV.

Para os beneficiados do Projeto Vida a participação foi importante para entender sobre a assistência social como política de garantia de direitos que, embora muito demandada, os usuários têm poucas informações sobre como acessar e onde reclamar de forma a ter suas opiniões consideradas/respeitadas. Para a Unidade Socioassistencial, incentivar a presença e participação nos espaços de debate e construção coletiva significa contribuir para a formação de cidadãos e cidadãs mais críticos e conscientes do seu papel na sociedade.

Vânia Rodrigues – Educadora Social