No dia 29/02, quinta-feira, as crianças do Grupo Amizade foram responsáveis por colaborarem no momento de acolhida aos colegas. Sob a orientação do Educador de teatro, o grupo preparou uma cena teatral, para que todos refletissem sobre a importância da comunicação no nosso cotidiano. A participação das crianças e adolescentes, nos momentos de acolhida, é uma das metodologias adotadas na Unidade, para promover a participação efetiva e protagonista dos atendidos.
Os momentos planejados de acolhida, há anos, integram a rotina do Projeto Vida, estabelecendo-se como uma metodologia que vai além de um desejo de boas-vindas. Estes momentos fortalecem o sentimento de pertencimento das crianças e adolescentes para com a Unidade, promovem a integração dos usuários com colegas de grupos diferentes, solidificam os vínculos dos participantes com a Equipe e abordam temáticas relevantes para a reflexão e partilha.
Espera-se que, por meio dos momentos de acolhida, seja possível estimular, entre os usuários, os sentimentos de generosidade, empatia, cuidado com o outro e com o ambiente, resiliência e estímulo para o autocuidado, o fortalecimento da autoestima, a cultura da paz e a valorização da vida.
Wellington Fernandes – Pedagogo Social