Partilha da nossa Vida – Missão

Partilha da nossa Vida – Missão

FORMAÇÃO Feminina – Iniciamos no dia 21 de fevereiro este projeto com adolescentes e jovens de Zumalai.

Com alegria partilhamos nossa vivência nestes meses. Tem sido um aprendizado trabalhar com costura manual e compreender a língua das adolescentes, chegar até suas expectativas e, para esta atuação, trabalhamos em equipe: Ir. Maria, Ir. Teresa e Ir. Delva, nesta colaboração. Nesse horário, Ir. Margarida está dando aula de português na escola.

Trabalhamos o texto de Cora Coralina, “Sou feita de retalhos”: (Veja o texto em anexo)

E, em colaboração com a escola, reunimos de 2ª a 4ª feira com turmas do 7º, 8º e 9º anos. Desafiando a tornar realidade este pensamento africano: “Eduque um menino se educa um indivíduo, eduque uma menina se educa uma nação”…  partilhado pela Ir. Teresa Nogueira, incentivando-nos a este novo passo na Missão aqui em Zumalai.

Nossa proposta está também embasada nos objetivos sustentáveis do Milênio, Agenda 2030 da ONU, o Nº 3 Saúde e Educação; Nº 5 Igualdade de gênero; Nº10 Redução das desigualdades; nº 12 Consumo e produção responsáveis; Nº 16 Paz, Justiça e instituições eficazes; Nº17 Parcerias e meios de implementação, através de dinâmicas, desenhos e pinturas coloridas, que as jovens gostam muito. Fizemos a ausculta do coração de cada uma, o órgão que bombeia a vida com o sangue oxigenado, como a melodia do amor de Deus por nós.

Tempo de Quaresma.

Na realidade a Paroquia tem as seguintes Comunidades: Lepo; Ritiluli; Bemean; Zulo; Salasa; Raimea; Oebaba; Belaco; Culu-oan; Tazilin; Nalaop e Centro Igreja de Nossa Senhora do Carmo. São doze Comunidades e a Comunidade Carmelita nos convidou a colaborar na catequese com  uma reflexão sobre o tempo de quaresma para preparação da Pascoa, incluindo confissões  e celebração da Eucaristia.  Fizemos duplas entre nós para realizar estas catequeses.

Foi uma caminhada de aprendizado das realidades, falávamos em português com tradução do Pe. Donato ou Ir. António para o tétum. Deus acolha nossa busca de inculturação junto a esta parcela do seu povo.

Formação no Espaço CoMTigo

Aos sábados, das 9h30 às 11h30, continuamos a investir no plano de formação que tem como objetivo educar para os Valores Humanos e Cristãos. Esta formação realiza-se por turmas, tendo em conta a idade dos destinatários. O plano foi apresentado no início do ano ao Diretor da Escola, que o fez chegar aos professores, às respetivas turmas, e motivando os alunos à participação.

Estes encontros são dinamizados no nosso Espaço CoMTigo, em português misturado com tétum e alguma tradução, cânticos, gestos, símbolos e imagens. É de salientar que eles gostam muito de cantar, aprendem facilmente e cantam com alma!

Neste tempo Quaresmal propusemo-nos fazer apelo à renovação do nosso coração, para bem celebrarmos o grande mistério da morte e Ressurreição de Jesus: A Festa da Páscoa.

É muito difícil para quem não domina a língua… sobretudo quando se trata de comunicar uma Mensagem que não é nossa, mas do nosso Deus. Acreditamos que, no coração de cada um/a, “Deus faz mais, imensamente mais que possamos imaginar”, como nos diz S. Paulo.

Adoração ao Santíssimo Sacramento

Na véspera do D. Basílio partir para o Céu, em conversa conosco, deixou-nos um desafio: “Irmãs, criem um momento de adoração ao Santíssimo, aberto à população” …  Acalentamos o desafio e, nesta Quaresma, com a situação de guerra na Ucrânia, foi o tempo oportuno para iniciar: Adoração ao Santíssimo pela Paz. Então, aos domingos à tarde, das 18h às 19h, reunimo-nos, na nossa capela, em adoração ao Santíssimo. O espaço é pequeno… mesmo assim, no primeiro dia, entre cadeiras e chão, estiveram 27 crianças; e os adultos ficaram na sala de entrada e no exterior.

Na tentativa de melhorar esta situação, decidimos aproveitar a capela e a sala de entrada e expor o Santíssimo, entre a porta de acesso a ambas, e o resultado foi bom. Vamos continuar. Além de rezarmos em conjunto pela paz, é uma oportunidade de aprender, de criar hábitos de oração e valorizar a Presença de Jesus no Santíssimo Sacramento.

Não é fácil, pois temos de preparar os textos, cânticos e orações em tétum… para acompanharem e compreenderem o melhor possível e, assim, conseguirem rezar.

Pastoral Vocacional

Com grande alegria e expectativa, acolhemos na nossa comunidade a Ercília, para uma experiência de “vinde e vede”.  Foi um desafio e uma responsabilidade para todas nós. Tudo está a descoberto neste espaço pequeno e limitado…

Durante uma semana a Ercília esteve connosco … vivemos com naturalidade e simplicidade o nosso dia a dia, partilhando todos os momentos: oração, trabalhos, refeições, convívio. A barreira da língua, alimentação diferente; e o fato de ser única nesta experiência trouxe algumas dificuldades à Ercília, que decidiu voltar para a família, embora continue interessada em prosseguir a caminhada, mas quando tiver companhia. A perspetiva de outras duas jovens virem caiu porque, entretanto, foram admitidas à universidade. Rezemos para que Deus as ilumine e fortaleça na sua decisão.

Depois da Páscoa iremos a Ermera, terra da Ercília, fazer um encontro vocacional, apoiadas pelo seu primo que é carmelita e está aqui, em Zumalai no ano de preparação para o Diaconado.

As jovens que terminaram o 12º ano, e que vínhamos acompanhando, entraram todas na universidade em Díli. Temos alguns contactos e, quando formos a Díli, tentaremos alguns encontros formais ou informais e, assim, perceber melhor quais são as suas motivações.

Entretanto, em Suai, algumas jovens (2 ou 3) do 12º ano e já conhecidas, dizem-se interessadas em fazer caminho. Temos um encontro marcado para próximo dia 9, aqui em casa. Rezemos, em sintonia com este encontro.

Visita aos doentes – Na continuidade dos anos anteriores visitamos algumas pessoas doentes. É também um momento em que contactamos com as pessoas, crianças e famílias, que ao longo do caminho vamos saudando e conhecendo. A visita às pessoas doentes, levando a Eucaristia, é um momento de conforto e quebra a solidão em que alguns vivem.

Escola

Continuamos o ensino da Língua Portuguesa, desde o 5º ao 9º ano, na escola de Zumalai… Apesar da precaridade das condições em casa, os alunos acolhem com interesse e mostram evolução na sua aprendizagem. Sentem ainda dificuldade em falar português, mas têm obtido bons resultados nos exames.

Padre José Alves Martins

O Padre José Martins, SJ, ajudou-nos na nossa inserção, quando viemos para Timor-Leste em 2013. No ano passado, foi a Portugal para uma cirurgia e, quando se preparava para regressar a Timor, teve nova crise e faleceu no hospital.

O Padre José Martins, juntamente com o Padre João Felgueiras SJ, ficou em Timor durante todo o tempo da ocupação indonésia – 24 anos – foi um testemunho de fé e coragem junto do povo e, trabalhando na clandestinidade, apoiou bastante o Movimento da Resistência. O povo de Timor-Leste sentiu a sua morte.

Agradecemos a sua entrega à missão nesta terra e o apoio que nos deu.

Eleições em Timor-Leste

No dia 19 de março, o povo de Timor-Leste esteve envolvido na eleição do Presidente da República. Havia dezesseis candidatos, entre eles o Dr. Ramos Horta, que foi o mais votado. Mas, como nenhum deles conseguiu a maioria absoluta – 50% mais 1 – será preciso uma segunda volta, que se realizará no próximo dia 19 de abril. Esperemos que o resultado contribua para o desenvolvimento do País. Os desastres naturais, chuvas e inundações, têm atingido a vida do povo; o custo de vida aumenta e a situação torna-se difícil.

Ao terminar esta manta de retalhos, e neste tempo tão intenso, tão rico de significado e vida, aproveitamos para reafirmar a nossa união e desejamos, a cada uma, SANTA E FELIZ PÁSCOA!

Que Jesus ressuscite verdadeiramente em cada uma de nós, como nos diz o P. Gailhac.

Ir. Delva Piedade de Oliveira, Comunidade SCM, Zumalai.