Pé de licuri com seus cachos

APROVEITAMENTO E BENEFICIAMENTO DO LICURI E DAS FRUTAS DA REGIÃO
Resgatando os Sabores e os Saberes

Este slideshow necessita de JavaScript.

Associação Comunitária de Uruçu realiza Oficina com Beneficiamento de Licuri

Desde 2015 esta entidade foi contemplada com um projeto de aproveitamento e beneficiamento do licuri e frutas nativas da região, através da organização MISEAN-CARA, da Irlanda.

Esse projeto vem dando visibilidade à associação e aumentando a autoestima e a renda familiar dos sócios. Esse projeto está acontecendo através de parcerias com várias organizações, governamentais e não governamentais.

Nesta sexta feira, 15 de janeiro de 2016, a Associação Comunitária de Uruçu, no município de Mairi, realizou uma oficina sobre o beneficiamento do licuri.

O projeto conta com uma vasta programação de formação e de ação social e, desta vez, com a presença do professor Rui Matos, da IFBA (Instituto Federal da Bahia) do pólo de Simões Filho – BA. Trouxe com ele duas Alunas do pólo para fazer demonstração do que é possível fazer com o aproveitamento da casca do licuri, que até o momento é descartada.

Tendo em vista a lei municipal de preservação do licuri, a entidade que há anos já desenvolve um trabalho voltado para o cultivo do licuri, agora o faz com uma ênfase maior, por observar que o Estado também vem se mobilizando na questão do licuri e tendo o auxílio do projeto.

Estava presente o atual presidente da FEAM, o senhor Fernando Pacheco, e também o tesoureiro Marcelo. Ficaram encantados com o trabalho apresentado no evento durante toda a tarde, juntamente com os demais sócios e familiares da comunidade local.

A associação sempre conta com a presença marcante da irmã Rita na coordenação do projeto.
O Senhor Antônio do Uruçu, como é conhecido popularmente, ligou as máquinas que farão o melhor beneficiamento do licuri, aproveitando assim 100% do mesmo, ou seja, se aproveita tudo.

Ao final da tarde, chegando ao fim do evento, o professor Rui Matos fez os agradecimentos à associação pela hospitalidade e a todos os presentes e se colocou à disposição da FEAM para voltar com mais experiências. Na oportunidade, o Sr. Fernando Pacheco fez uso da palavra onde expressou a felicidade de estar participando do evento de uma entidade parceira e agradeceu pelo convite, não deixando de parabenizar os representantes da IFBA.
Diversos produtos podem ser feitos através do licuri.

Leia….Desenvolvimento sustentável…é possível!

Colaboração de Ir.Rita Pessoa, RSCM