Refletindo sobre o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa – Projeto Vida Irmã Maria de Aquino – Ubá/MG

No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho), refletiu-se junto às crianças e aos adolescentes, sobre os tipos de violência, discriminação e maus tratos perpetrados contra a pessoa idosa, chamando a atenção para a violação dos direitos e conhecendo formas de denunciá-las e combatê-las.

Partindo de leituras sobre a temática foi informado que, a pessoa idosa também possui um estatuto, “O Estatuto da Pessoa Idosa, que lhe assegura direitos como: “o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária – Lei nº 10.741/2003”. É considerada violência qualquer ação ou omissão praticada que lhe cause morte, dano, ou sofrimento físico ou psicológico.

Os adolescentes ao se expressarem, falaram de seus avós com saudade, carinho, dos abraços recebidos, a falta que fazem, e os que gostariam de ter conhecido e não tiveram a oportunidade. Já as crianças se expressaram com desenhos demonstraram amor ao compartilhar as histórias enquanto desenhavam.

Enfim, juntos podemos contribuir para uma sociedade, consciente e justa, sem violência, lembrando que, os idosos carregam experiências, sabedorias, histórias e merecem nosso respeito, carinho e proteção.

Sheila Duriguetto – Educadora Social