Reflexões sobre a Sinodalidade – Equipe da Reaje e colaboradores das Unidades Socioassistenciais

No mês de fevereiro de 2022 a Área Brasil do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria fez diversas reflexões/ponderações sobre a sinodalidade em suas diversas frentes de atuação. Na REAJE e nas Unidades Socioassistenciais, os trabalhos reflexivos aconteceram (e estão acontecendo) da seguinte maneira:

REAJE (setor que articula as ações da política de Assistência Social no IRSCM) trabalhou em conjunto com o Centro de Fontes (setor responsável pela memória institucional) e com a Secretária Provincial. Juntos refletimos nossas vivências pessoais, comunitárias e profissionais no âmbito da sinodalidade, o que ficou é o desejo de continuar exercitando em cada um e promovendo em todos a proposta sinodal!

Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

Na Unidade, as reflexões iniciaram individualmente, por meio de pesquisas para melhor compreensão da proposta do sínodo. Em seguida, fez-se um momento em equipe (assistente social, coordenação, educadora social e serviços gerais) para compartilhar os entendimentos e partilhar as impressões e vivências da vida pessoal, profissional e comunitária. A ideia é que as ações de sinodalidade perpassem todo o fazer da Unidade.

Projeto Vida Ir. Maria de Aquino – Ubá/MG e Projeto Vida Padre Gailhac – Serra/ES

As equipes técnicas de cada Unidade reuniram-se (Ubá: coordenadora, assistente social e psicóloga foto 1 e Serra: coordenadora, assistente social e orientador de atividades foto 2) reuniram-se para fazer as reflexões sugeridas pelo Instituto. Foram momentos oportunos para conhecer um pouco mais a vivência de cada um/uma. A proposta é que, nos próximos meses, as reflexões-ações sobre sinodalidade se estendam para os demais colaboradores, crianças, adolescentes e suas respectivas famílias.

Projeto Vida Padre Gailhac – Belo Horizonte/MG

Como nas demais Unidades, as reflexões iniciais ocorreram entre as componentes da equipe técnica (coordenação, assistente social e pedagoga) e se estendeu para os/as colaboradores e já alcançou as crianças e adolescentes, tanto que as ações realizadas neste 08 de março (Dia Internacional da Mulher) ocorreram a partir das reflexões sobre sinodalidade.

Centro Educacional Comunitário Bom Pastor – Curvelo/MG

Em Curvelo, a Equipe Técnica (coordenadora social e assistente social) contou com uma colaboração muito rica, Ir. Amíris Vasques RSCM juntou-se à equipe para juntas fazerem as reflexões sobre o assunto. Na Unidade já existem planos de estender as reflexões e ações para os demais colaboradores, as crianças e os adolescentes, famílias e comunidade paroquial.

“Que sejamos um em Vós, caminhando juntos para a vida, sem jamais nos afastarmos da verdade e da justiça” (oração do sínodo).

 Colaboração: equipes técnicas das Unidades Socioassistenciais mantidas pelo IRSCM, equipe Fontes, equipe REAJE,  Secretária Provincial.