Reflexões sobre o autoconhecimento e racismo – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF –

 A educação antirracista perpassa todas as atividades realizadas na Unidade Socioassistencial. Nesse sentido, a celebração do Dia da Consciência Negra foi marcada por atividades que promoveram conhecimento sobre personalidades negras, cultura afrodescendente e reflexões sobre autoconhecimento e racismo.

Para reforçar os conhecimentos, realizou-se no dia 21 de novembro uma Oficina especial sobre a temática. A Oficina foi preparada e mediada pelas coordenadoras da Instituição Nação Zumbi, Silvânia Gomes e Rafaela Morães. Durante a Oficina, os beneficiados tiveram a oportunidade de construir um autorretrato, que significou muito. Além disso, ao desenharem, deram forma ao entendimento sobre racismo e refletiram sobre a importância de conhecer e valorizar a cultura afrodescendente na formação do povo brasileiro, como meio necessário para compreensão do passado e do presente.

Nas Oficinas do Grupo de Convivência dos adolescentes realizou-se a construção de folhetos de cordel sobre personalidades negras e cartazes com frases e reflexões sobre a temática. Na Oficina de Artes, produziu-se um painel de forma coletiva.

O Dia da Consciência Negra é dia de reafirmar o respeito pela história, pelos modos de ser, viver e fazer dos filhos e filhas que ajudaram a construir a nação afro-brasileira. Viva Zumbi, viva Dandara!

 Vânia Rodrigues – Educadora Social