Reforma e pintura do Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião-DF

Entre os meses de janeiro e início de março (anterior ao período da pandemia), o Projeto Vida Padre Gailhac de São Sebastião-DF passou por uma ampla reforma de toda a pintura das paredes, pisos, parquinho e muros. A ação contou com a colaboração e participação de todos os colaboradores da unidade e do Colégio Sagrado Coração de Maria, além da atuação voluntária de pais de beneficiados(as) e  membros da comunidade. Com a revitalização, o Projeto Vida ganhou novo visual, ficando mais colorido e alegre.

A pintura do muro foi realizada por um artista plástico da comunidade, Chico Metamorfose, parceiro da instituição. A concepção do trabalho se deu, inicialmente, a partir do processo de sensibilização e da concepção criativa dos beneficiados. O artista, Chico Metamorfose, promoveu uma oficina de desenhos com todos os(as) beneficiados(as) para que explorassem suas criatividades na escolha das ilustrações para representarem nos muros da Unidade. Diante desses desenhos, o artista reproduziu as imagens nos muros. Finalizado o trabalho, as crianças e os adolescentes contemplaram a pintura e expressaram suas felicidades ao se sentirem coautores das produções artísticas feitas para colorir e embelezar o projeto.

O momento de união de todos que fazem parte direta e indiretamente do Projeto Vida Pe. Gailhac mostrou-se fundamental para o fortalecimento dos vínculos e do sentimento de pertença entre todos os envolvidos, motivando um desejo maior de participação e valorização da instituição. A ação foi muito significativa para todos(as) os(as) envolvidos(as), que puderam perceber o quanto pequenas atitudes podem fazer grandes diferenças. Para as crianças e os adolescentes, não há nada mais motivador que um ambiente alegre e rico em possibilidades para interação, comunicação e criação.

Nossa gratidão a todas e todos envolvidos, pelo engajamento e por contribuírem para que o Projeto Vida Pe. Gailhac seja uma referência de espaço de acolhimento, defesa e garantia de direitos das crianças e adolescentes.

Françoise Brito (Assistente Social) e Vânia Fonseca (Educadora Social).