Rodas de Conversa para incentivar a leitura – Projeto Vida Padre Gailhac – São Sebastião/DF

Paulo Freire já dizia: “Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre”. Diante dessa máxima, a Unidade Socioassistencial realiza semanalmente com os beneficiados uma Oficina de Leitura, com base no formato da Tertúlia Literária Dialógica.

A metodologia está fundamentada no processo de aprendizagem dialógica, que consiste de rodas de conversa, em que todas as pessoas lêem. Em seguida, cada um traz um fragmento escolhido para ler em voz alta e socializar as impressões que considera significativas na leitura. O diálogo se vai construindo a partir dessas contribuições. Os debates entre diferentes opiniões se resolvem apenas por meio de argumentos. Se todo grupo chega a um acordo, ele se estabelece como a interpretação verdadeira. Caso não se chegue a um consenso, cada pessoa ou subgrupo mantém o seu próprio ponto de vista. Não há ninguém que, por sua posição de poder, imponha a concepção certa e a errada.

Para além da oficina, os beneficiados são sempre estimulados a visitar a biblioteca para escolha de um livro, que também é partilhado nos encontros. O objetivo da oficina é contribuir para a troca de conhecimentos, desenvolvimento da criatividade, imaginação, comunicação e ampliação do senso crítico.

Para o beneficiado Davi Lucas, 9 anos, “a oficina é legal porque todos participam de forma igual e quem não sabe ler pode contribuir” com as reflexões. Para o beneficiado João Vitor 10 anos, “a oficina é legal porque por meio do texto as pessoas falam de suas vidas”.

Acreditamos que a oficina oportuniza aos leitores a repensar o contexto social em que estão inseridos e reorganizá-lo por

meio de uma nova perspectiva.

Vânia Rodrigues – Educadora Social

Françoise Brito – Assistente Social