Semana ‘Laudato Si’ 2022

Memorando nº 4/2022

Às Comunidades/Irmãs RSCM

Assunto: Semana ‘Laudato Si’ 2022

Belo Horizonte, 16/05/2022

“Todo o universo material é uma linguagem do amor de Deus, do seu carinho sem medida por nós. O solo, a água, as montanhas: tudo é carícia de Deus.”

(‘Laudato Si’ 84)

Queridas Irmãs!

Esta frase da ‘Laudato Si’ é muito significativa para a nossa conversa de hoje, que é sobre a Semana da ‘Laudato Si’, a ser realizada de 22 a 29 de maio. Nela, somos convidadas pelo Papa Francisco a juntarmo-nos com pessoas do mundo inteiro para praticar ações sustentáveis em vista do cuidado da “Casa Comum”. Sabemos que este cuidado é para todos os dias, mas temos uma semana especial.

Rosinha, Ana Helena e eu estamos fazendo um curso da ‘Laudato Si’ e a partir dele temos aprendido muitas coisas boas com os/as assessores/as e com as partilhas das pessoas. Tem muita gente empenhada em fazer este mundo diferente a partir da concretização dos objetivos da ‘Laudato Si’.

Neste curso aprendemos que existem três áreas de atuação/trabalho:

  1. Espiritualidade:

Esta dimensão nos pede uma conversão ecológica – um retorno ao Criador, uma volta a Deus no espírito humilde e genuíno de arrependimento, reconhecendo Deus como Criador e Fonte de todas as coisas. Momento de reconstruir os relacionamentos quebrados com Deus, uns com os outros e consigo mesmo.

Na ‘Laudato Si’ (220), o Papa Francisco compartilha as atitudes e mudanças que podem resultar em uma conversão ecológica:

  • gratidão e gratuidade (reconhecimento de que o mundo é dom amoroso de Deus);
  • generosidade no auto sacrifício e boas obras;
  • uma consciência amorosa de uma comunhão universal com o resto da criação;
  • maior criatividade e entusiasmo na resolução dos problemas do mundo;
  • um sentimento de responsabilidade baseado na fé.

Em síntese, a conversão espiritual é um Compromisso para tornarmo-nos bons administradores da criação.

  1. Estilo de vida

É um convite para vivermos com simplicidade, rezarmos pela criação e nos engajarmos pelo cuidado da nossa casa comum.

Ações concretas:

  • Comece a separação de resíduos na comunidade: separe pelo menos papel, plástico e orgânico. O lixo separado pode ser entregue à cooperativa de recicladores que vivem dessa atividade. Se não for possível fazer esta entrega, não deixe, ao menos, de fazer a separação.
  • Elabore um planejamento de redução de consumo para a comunidade: manter as luzes apagadas em espaços não utilizados, redução do consumo de água (redução do tempo do banho, modo como lavamos as louças, aproveitamento da água da chuva, da máquina de lavar). Pequenos gestos já fazem a diferença.
  • Comece a colaborar com as atividades presenciais na paróquia e nos colégios para fomentar o carisma do cuidado da criação.
  • Contribua com alguma organização ou movimento de sua cidade que atenda aos mais necessitados, como, por exemplo, Cáritas, População de Rua, etc.
  • Tome cuidado para não deixar estragar os alimentos.
  • Convide outras pessoas para se envolverem neste estilo de vida.
  1. Incidência política
  • Pressione as autoridades políticas de sua cidade nas redes sociais ou por e-mail para que tomem medidas em favor do meio ambiente e dos mais vulneráveis, como população em situação de rua, desempregados, idosos, etc.
  • Assine as petições (campanhas de assinatura) ligadas ao desrespeito à casa comum.

Enfim, “viver a vocação de sermos protetores da criação de Deus é uma parte essencial de uma existência virtuosa” (Papa Francisco). Por isso, pense o que vocês poderão assumir de concreto em uma das três áreas (espiritualidade, estilo de vida e incidência política) e acrescente no Projeto Comunitário de Vida a decisão tomada para ser vivenciada no dia a dia.

Além disso, sugerimos para a comunidade a oração do Terço ecológico (veja anexo).

Observação: pedimos que a comunidade tire foto, grave um vídeo dos momentos em que estiverem refletindo, rezando ou realizando uma ação em favor da casa Comum.

Para concluir, sugiro que a comunidade confira a programação geral da Semana ‘Laudato Si’ 2022. São eventos globais que nos convidam a celebrar e a refletir sobre os sete Objetivos ‘Laudato Si’, sendo que cada evento destaca um objetivo diferente e uma região do mundo em particular. Em nível local, as comunidades são incentivadas a organizar eventos e compartilhá-los na página de eventos da Semana ‘Laudato Si’.

22 de maio: 12h às 13h ® Abertura oficial da Semana ‘Laudato Si’.

                      17h às 18h ® Encontro de Oração (Uganda).

23 de maio: 10h às 12h ® Chega de colapso da biodiversidade: reequilibrando os sistemas sociais com a natureza.

24 de maio: o dia inteiro ® Capacitando a comunidade ecológica, abraçando os pobres.

25 de maio: 09h às 10h30 ® Combustíveis fósseis, a crise climática e a guerra.

26 de maio: 11h30 às 18h ® Investir na ‘Laudato Si’.

27 de maio: o dia inteiro ® Apresentação do filme ‘Laudato Si’.

28 de maio: 19h às 20h ® Festival ‘Laudato Si’.

29 de maio: o dia inteiro ® Encerramento oficial da Semana ‘Laudato Si’.

Fonte: https://laudatosiweek.org/pt/home-pt/. Acesso: 11/05/2022.

Dentro do possível, poderemos acompanhar este evento pelas redes sociais: Facebook e Instagram.

 

Um grande abraço

Ir. Maria Cristina Caetano